Vítor Gaspar satisfeito com nova capacidade dos fundos europeus

0
108
Vítor Gaspar satisfeito com nova capacidade dos fundos europeus

O ministro das Finanças português considerou, em Copenhaga, “um passo muito importante” o reforço da capacidade dos fundos de resgate europeus para 800 mil milhões de euros, um valor que supera a “barreira emblemática” de um trilião de dólares.

 Vítor Gaspar, que falava na capital dinamarquesa à saída de uma reunião informal de dois dias dos ministros das Finanças da União Europeia, considerou que se tratou de “um passo muito importante que completa a arquitectura” para “prevenir e gerir crises financeiras na área do euro”.
 Para o ministro, é importante que o aumento da capacidade combinada dos fundos de resgate europeus supere a “barreira emblemática” de um trilião de dólares.
 A reunião foi antecedida na sexta-feira de um encontro do Eurogrupo (ministros da zona euro) no qual foi acordado o reforço das “firewalls” do espaço monetário único.

*

Vice-presidente do BCE não descarta necessidade de segundo programa de resgate a Portugal

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, não descartou a possibilidade de Portugal vir a precisar de um segundo programa de ajustamento económico, lembrando que tal cenário "tem de estar sempre em avaliação".
 "Está tudo sempre debaixo de análise e dependente da evolução de situações concretas nos mercados financeiros", considerou Constâncio em declarações aos jornalistas portugueses em Copenhaga, no final de dois dias de trabalho dos ministros das Finanças da União Europeia e de outros intervenientes no sector financeiro europeu.