Vendas portuguesas para a China deverão chegar aos mil milhões de dólares este ano

0
53
Vendas portuguesas para a China deverão chegar aos mil milhões de dólares este ano

As exportações portuguesas para a China deverão atingir mil milhões de dólares (730 milhões de euros) em 2011, pela primeira vez, confirmando o seu "sustentado crescimento" nos últimos dois anos, realçou hoje o embaixador de Portugal, José Tadeu Soares.

 "Há um aumento generalizado do consumo na China e, também um maior esforço das nossas empresas para chegar a este mercado", adiantou o diplomata em Pequim, sublinhando, por isso, estar “convencido que este ano vamos atingir os mil milhões de dólares”.

 As exportações portuguesas para a China cresceram 49,5 por cento nos primeiros nove meses de 2011, para cerca de 818 milhões de dólares (cerca de 600 milhões de euros), mais do que em todo o ano anterior, revelou o Fórum Macau para Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, com base nas estatísticas das Administração-geral das Alfândegas chinesas.

 Veículos e peças para automóveis, maquinaria eléctrica, minérios e pedras ornamentais constituem mais de metade das vendas portuguesas para aquele país, mas a oferta está a aumentar.
 "O leque está a alargar. Agora, falta fazer o mesmo esforço no sector do turismo", comentou também Tadeu Soares.
 Segundo realçou o diplomata português, o número de turistas chineses é já "o segundo maior do mundo", devendo atingir este ano os 62 milhões.
 "Portugal tem que definir programas para atrair os turistas chineses", acrescentou.

 Entre Janeiro e Setembro de 2011, as importações portuguesas da China também aumentaram, para 2,1 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros).

num crescimento de 15,99 por cento em relação a igual período de 2010, revelou também o Fórum Macau.
 Em 2010, as exportações portuguesas para a China somaram 571 milhões de euros, mais 67,9 por cento do que no ano anterior.