Universidade Tecnológica de Durban celebrou o Dia da Língua e Cultura Portuguesa

0
59
Universidade Tecnológica de Durban celebrou o Dia da Língua e Cultura Portuguesa

A Faculdade de Artes e Desenho da Universidade Tecnológica de Durban, que proporciona aos seus alunos cursos de língua e cultura portuguesa desde 2014,comemorou o Dia da Língua e da Cultura Portuguesa, 5 de Maio, com venda de produtos típicos de países de língua portuguesa e música ao vivo como fado, samba, coladeras, mornas e marrabenta.

 Em vários pontos do mundo o passado dia 5 de Maio foi celebrado por ser o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A data foi instituída em 2009, por resolução da CPLP na Cidade da Praia, em Cabo Verde e destina-se a celebrar “um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular”.

 De acordo com o estudo Potencial Económico da Língua Portuguesa, realizado pelo ISCTE/IUL, existem 254,54 milhões de “falantes nativos” de português que correspondem à população dos oito países de língua oficial portuguesa.

 A partir de 2016, a língua portuguesa passa a ser uma disciplina de opção no currículo de todos os cursos desta faculdade.

 Afim de dissiminar mais a cultura e gastronomia portuguesa um grupo de senhoras confecionou pastéis de nata, risóis de camarão e vários bolos e no dia 5 de Maio, venderam estes produtos típicos aos professores e alunos da Universidade.

 Devido ao envolvimento e assistência da Faculdade, assim como da professora Rachel Oliveira foi decidido dar continuidade a este evento anual.