Universidade de Aveiro acolhe alunos angolanos para formação intensive

0
142
Universidade de Aveiro acolhe alunos angolanos para formação intensive

A Universidade de Aveiro (UA) acolhe até ao final de Setembro 80 estudantes do Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB), de Angola, que se encontram a frequentar um programa de formação intensiva e sobretudo prática, disse a instituição.

 Esta iniciativa, que decorre durante um mês, insere-se na estratégia de internacionalização da UA, que tem especial ênfase nos países de língua portuguesa, e decorre do acordo assinado em 2012 entre as duas instituições de ensino.

 Dos 80 estudantes angolanos que se encontram na UA, 61 estão a frequentar a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).

 Trata-se de finalistas das licenciaturas em Engenharia Informática, Engenharia Electrónica, Engenharia de Telecomunicações e Administração e Gestão do Território do ISPB que, desta forma, complementam na ESTGA a formação recebida anteriormente naquele instituto superior angolano.

 Os restantes finalistas estão a frequentar a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), num cur-so de formação complementar em Enfermagem.

 Segundo a UA, este curso foi projetado especialmente para estes estudantes, com o objetivo de alargar a visão sobre a saúde e sobre a enfermagem e promover o contacto com novas práticas de cuidados, não só em contexto de sala de aula mas também em contexto de prática clínica.

 O programa fundamentalmente prático cobre um vasto leque de temas e abrange as mais importantes áreas do conhecimento no domínio da enfermagem.

 Além de poder utilizar os novos laboratórios da ESSUA, recentemente apetrechados com os mais modernos materiais, estes alunos vão poder ainda visitar várias instalações hospitalares de elevado nível, em hospitais e centros de saúde que habitualmente colaboram com a escola.

 Todos os alunos angolanos estão alojados nas residências universitárias do Crasto e de Santiago.