Três secretários de Estado acompanharam missão empresarial portuguesa à África do Sul

0
55
Três secretários de Estado acompanharam missão empresarial portuguesa à África do Sul

O secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, dr. Pedro Gonçalves, liderou uma comitiva empresarial portuguesa de cerca de 25 empresários à África do Sul, que decorreu de 27 a 29 de Agosto.

 A comitiva integrava ainda o secretário de Estado do Mar, prof. doutor Manuel Pinto de Abreu, e o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, prof. doutor Nuno Vieira e Brito e dois administradores e a directora para as Relações Internacionais e Comércio Externo do AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).

 Na quarta-feira realizou-se na sede da GGDA, em Sandton, um seminário organizado pela Gauteng Growth and Development Agency em parceria com o AICEP. No final do se-minário, o secretário de Estado da Inovação e Investi-mento e o premier da Província de Gauteng, David Makhura, descerraram uma placa alusiva à mudança de imagem do Mercantile Bank. Seguiu-se um cocktail oferecido pelo Mercantile Bank.

 O dia 28, quinta-feira, começou com um pequeno-almoço de trabalho na Johannesburg Stock Exchange com membros da Administração da Bolsa de Valores e representantes de empresas cotadas. Iniciou-se de seguida um programa de visitas a investimentos portugueses e de luso-descendentes na África do Sul.

 O secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade teve um en-contro de trabalho com o premier e MEC da Economia da Província de Gauteng na tar-de do dia 27.

 O secretário de Estado da Alimentação e Investigação Alimentar encontrou-se, na Cidade do Cabo, com o minis-tro da Agricultura, Florestas e Pescas, Senzeni Zokwana. Encontro que foi complementado com contactos de nível técnico, em Pretória, na sexta-feira.

 O secretário de Estado do Mar teve na sexta-feira, na Cidade do Cabo, um almoço de trabalho com a Petroleum Agency SA, entidade responsável pela submissão do pedido de extensão da plataforma continental sul-africana. Encontrou-se igualmente com o ministro da Agricultura, Florestas e Pescas, em Pretória, na sexta-feira.

 O administrador do AICEP, dr. Luís Castro Henriques, teve uma reunião com o subdirector do Projecto SKA (projecto de observação espacial), Daan du Toit, no Ministério da Ciência e Tecnologia, em Pretória.