Três grandes com vitórias na 1.ª jornada: Benfica, Sporting e FC Porto irmanados na liderança

0
47
sport

O tricampeão nacional Benfica arrancou no sábado a I Liga de futebol com um triunfo em casa do Tondela, por 2-0, e tal como os rivais Sporting e FC Porto, que venceram Marítimo e Rio Ave, respectivamente, somou os primeiros três pontos.

  Lisandro López, aos 39 minutos, colocou a equipa ‘en-carnada’ em vantagem e André Horta, aos 90+2, já com o Tondela sem o seu treinador Petit, que viu ordem de expulsão e assistiu ao resto do encontro na bancada, consolidou o triunfo com um grande golo.

  O Sporting arrancou o campeonato com um triunfo em Alvalade frente ao Marítimo, por 2-0, num encontro em que apenas o central uruguaio Coates e o costa-riquenho Bryan Ruiz conseguiram superar o inspirado guarda-redes da formação insular Gottardi.

  Coates, aos 21 minutos, e Bryan Ruiz, aos 60, foram os marcadores dos golos sportinguistas, num encontro em que Gottardi ‘brilhou’ na baliza do Marítimo e evitou que os ‘leões’ alcançassem um resultado mais desnivelado.

  Jorge Jesus apresentou uma equipa em tudo idêntica à da última época, incorporando os campeões euro-peus Rui Patrício, William Carvalho, Adrien Silva e João Mário, de quem se diz estar de saída para o Inter Milão e que foi muito aplaudido aquando da substituição.

  Por outro lado, entre os reforços ‘verde e brancos’, apenas o argentino Alan Ruiz mereceu a aposta do treinador Jorge Jesus entre os titulares, ocupando o posto mais adiantado da equipa, que se viu privada do castigado Slimani.

  Em Moreira de Cónegos, Moreirense e Paços de Ferreira empataram a 1-1 e marcaram passo na estreia dos seus treinadores na I Liga, respetivamente Pepa e Carlos Pinto, numa partida que pecou pela monotonia típica de início de época.

  O Paços de Ferreira chegou à vantagem por Welthon, aos 41 minutos, mas o Moreirense empatou por Fati, aos 71, arrastando-se depois o jogo até ao final em que a exceção foram duas ‘sacudidelas’ na tentativa de desfazer o empate.

  A I Liga arrancou na sexta-feira com a vitória do FC Porto em casa do Rio Ave, por 3-1, num regresso do treinador Nuno Espírito Santo a Vila do Conde, dando a volta a um resultado desfavorável com golos de Corona, Herrera e André Silva.

  O primeiro golo da época futebolística da I Liga de 2016/17 foi marcado, de cabeça, pelo vila-condense Marcelo, aos 36 minutos do jogo com os portistas.