TAP e LAM reforçam cooperação comercial

0
73
TAP e LAM

TAP e LAMA TAP Portugal e a LAM – Linhas Aéreas de Moçam-bique formalizaram um Memorando de Entendimento através do qual passam, a partir de Junho próximo, a conjugar todos os voos directos, operados por ambas, de Portugal para Moçambique e África do Sul.

  Actualmente, a TAP tem três voos semanais entre Lisboa e Joanesburgo, em operação combinada com Maputo e um quarto servindo exclusivamente a capital moçambicana.
  A decisão da LAM de voltar a ter operação própria para Lisboa determinou a necessidade de reformular o enquadramento do acordo comercial entre as duas companhias, com vista a adequar a oferta à nova realidade e aproveitando ainda para avaliar mutuamente a possibilidade de introduzir melhorias nos serviços oferecidos aos clientes de cada uma das transportadoras aéreas.

  Assim, já no próximo Verão, passam a efectuar-se quatro voos semanais directos entre Lisboa e Maputo, operados em code-share, dois com aviões TAP e outros dois em equipamento LAM.
  No mesmo quadro e a partir dessa altura, a LAM assegurará as ligações entre Maputo e Joanesburgo em equipamento próprio, em horário conjugado com as chegadas e partidas de Lisboa. Estes voos terão também código TAP, possibilitando o check-in e despacho da bagagem para o destino final e facilitando a aplicação de tarifas mais convenientes. Num futuro próximo, está igualmente prevista a aplicação do mesmo modelo de operação para a Cidade do Cabo (Cape Town).

  Deste modo, a TAP passa a oferecer à comunidade portuguesa residente naquele país um produto globalmente mais adequado  do que o oferecido, embora sem manter a ligação a Joanesburgo em equipamento próprio, uma vez que, além de equiparado em parte ao serviço hoje disponibilizado, com voos a fazer já escala em Maputo,  companhia aumenta o número de frequências semanais para aquele destino e contempla agora a perspectiva de vir ainda a alargar a operação a novos destinos da África do Sul.

  Nesse contexto, estão igualmente em curso conversações com a South African Airways, companhia parceira da TAP na Star Alliance, no sentido de alargar o âmbito da respectiva cooperação tendo em vista diversificar as opções de encaminhamento entre Portugal e a África do Sul.
  Considerando a importância da comunidade portuguesa oriunda da Madeira na África do Sul, a TAP desenvolverá esforços para efectuar voos extra de e para Joanesburgo, em determinados períodos do ano, e dependendo da procura adicional.

* Vitória esmagadora de Cavaco Silva na África do Sul e na Namíbia

O Professor Cavaco Silva obteve nas eleições presidenciais de ontem uma vitória esmagadora na África do Sul.
  Na assembleia de voto em Joanesburgo, Cavaco Silva ganhou com 93% dos votos, tendo a mesma percentagem sido registada em Pretória. Em Durban, o Presidente reeleito obteve 91% dos votos e na Cidade do Cabo 96%.
Em Windhoek, capital da Namíbia, todos os 35 eleitores votaram Cavaco Silva, pelo que a percentagem alcançada foi ali de 100%.