Sul-africana Sasol inicia em 2014 produção e comercialização de petróleo de Inhambane

0
46
Sul-africana Sasol inicia em 2014 produção e comercialização de petróleo de Inhambane

A sul-africana Sasol Petroleum International (SPI) vai iniciar actividades de produção e comercialização de petróleo extraído na província de Inhambane, no sul de Moçambique, a partir de 2014, afirmou recentemente o director-geral da empresa.

 Ebbie Haan disse à agência financeira Reuters que a empresa, que já explora uma unidade de transformação de gás natural nas localidades de Pande e Temane e um gasoduto, concluiu, em Março, um programa de avaliação durante o qual foram extraídos 236 mil barris de petróleo da região de Inhassoro, que permitiu comprovar a viabilidade do projecto.

 “É um pequeno passo, mas é um sinal de que talvez haja mais [poços de petróleo]“, disse o responsável, acrescentando que, nesta fase, com a possível perfuração de dois poços, seriam extraídos 2000 barris por dia.

 Referindo-se ao poço descoberto em terra como “pequeno, mas lucrativo”, Haan disse ainda que a empresa pretende investir cerca de 2,4 mil milhões de dólares em Moçambique, até 2018, nos diversos projectos que tem planeados e que incluem, por exemplo, o reforço da capacidade do gasoduto que liga Inhambane à África do Sul, numa extensão de cerca de 800 quilómetros.

Apesar de já terem sido anunciadas descobertas de poços de petróleo em Moçambique, esta é a primeira vez que se confirma a viabilidade da exploração comercial deste hidrocarboneto.