Substituições na equipa da Embaixada em Pretória

0
84
destaque

Até ao fim do corrente mês de Agosto os gabinetes da Chancelaria da Embaixada de Portugal em Pretória recebem três novos ocupantes, em substituição de quadros superiores que cessaram funções na representação diplomática.

 O primeiro já chegou a semana passada e foi contratado pelo Governo português para substituir o coordenador do Ensino de Português, Rui Azevedo, que foi colocado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em Berlim com funções de coordenação e formação. Trata-se de Carlos Gomes da Silva, que vem do Canadá e que por aqui já pairou como conselheiro social da Embaixada nos tempos dos embaixadores José Cutileiro (de quem se tornou amigo quando leccionava na Cidade do Cabo), Jorge Ritto e Vasco Valente, altura em que também “coordenou” as obras que se realizaram no edifício da Embaixada.

 Na próxima semana é esperado na África do Sul o novo conselheiro económico e delegado da AICEP, Armando Sérgio Espadas, administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal que já desempenhou funções no Dubai como director para o Médio Oriente.

 Sérgio Espadas sucede a João Pedro Pereira, que há nove meses foi transferido de Pretória para a Delegação da AICEP no Porto deixando um vazio no relacionamento institucional firmado pela parceria existente entre esta Agência e a GGDA – Gauteng Growth and Development Agency, departamento do Governo provincial de Gauteng.

 No último dia do mês de Agosto deve chegar a Pretória o terceiro funcionário desta onda de substituições, o secretário de Embaixada Artur Rafael, que substitui Ana e Brito Maneira, que parte a 30 de Agosto para assumir funções num organismo da União Europeia sediado na Suiça.