Sub-19: Portugal empatou com a Espanha e garante presença no próximo Campeonato do Mundo de 2013

0
107
Sub-19: Portugal empatou com a Espanha e garante presença no próximo Campeonato do Mundo de 2013

Portugal empatou com a Espanha (3-3) no Campeonato da Europa de sub-19, que está a decorrer na Estónia, numa grande partida de futebol, com o colectivo de Edgar Borges a conseguir anular o “hat-trick” de Jesé Rodríguez, estrela em ascensão do Real Madrid que foi a grande figura da partida.

 Um empate que deixa Portugal em excelente posição para chegar às meias-finais da competição e, talvez mais importante, garante desde já a qualificação para a fase final do Mundial de Sub-20 que vai decorrer no próximo ano na Turquia.
 A Espanha, campeã da Europa em título, entrou mais forte, com Gerard Deulofeu, jogador do Barcelona, em plano de destaque, a colocar muitas dificuldades a João Cancelo sobre o flanco esquerdo. A pressão espanhola foi intensa e a equipa de Edgar Borges acabou por ceder, aos 8 minutos, quando Jesé Rodríguez se destacou sobre a esquerda e bateu Rafael Veloso com facilidade.
 Portugal reagiu bem, subindo as suas linhas, e chegou ao empate, três minutos depois, com João Mário abrir na direita para Esgaio que cruzou para um primeiro remate de André Gomes, antes de Bruma atirar a contar. Dois golos em três minutos a reflectirem o ritmo intenso que as equipas colocaram em campo.
 Depois do empate a equipa de Edgar Borges ganhou algum ascendente e esteve perto de passar para a frente, mas as investidas de Gerard Deulofeu grande exibição, voltaram a equilibrar a contenda, e foi a Espanha que voltou a passar para a frente, aos 28 minutos, num lance individual de Jesé Rodríguez, que bisou no jogo.
O jogo seguiu intenso e Portugal voltou a empatar, aos 39 minutos, na sequência de um pontapé de canto de Bruma. A defesa espanhola não conseguiu afastar a bola e André Gomes esticou o pé para um golo feliz. Quatro golos em 45 minutos que, além de deixarem as duas seleções bem colocadas para chegarem às meias-finais, permitia, desde já, a qualificação para o Campeonato do Mundo de sub-20 do próximo ano.
 No entanto, a abrir a segunda parte, as “estrelas” da equipa espanhola voltaram a dar nas vistas, com Gerard Deulofeu a fazer o que quis da defesa portuguesa antes e oferecer o terceiro golo a Jesé Rodríguez.
Edgar Borges lançou, sucessivamente, Ivan Cavaleiro e Pedro Almeida e Portugal voltou a estar perto do empate, com destaque para as oportunidades de Ivan Cavaleiro e Bruma, mas Jesé Rodríguez também esteve perto do quarto golo.
 Portugal voltou a contar com uma oportunidade soberana, a seis minutos do final, na sequência de um livre de Tó Zé que o guarda-redes espanhol defendeu para a frente, mas Tiago Ferreira não conseguiu aproveitar. Quando parecia que o resultado já não ia sofrer alterações, uma falta de Grimaldo sobre Ricardo Esgaio, em plena área, permitiu a João Mário chegar ao merecido empate.
 Com este resultado, Portugal é líder do Grupo A, com os mesmos pontos do que a  Espanha, e precisa apenas de um empate diante da Grécia, na última ronda, para chegar às meias-finais.
A equipa de Edgar Borges garantiu ainda a presença na fase final do Campeonato do Mundo de sub-20, uma vez que a Grécia bateu a Estónia (3-0) e os três primeiros de cada grupo garantiam esta qualificação.