Sporting de Braga sofreu até ao fim para garantir a passagem à fase de grupos

0
72
Sporting de Braga sofreu até ao fim para garantir a passagem à fase de grupos

Sporting de Braga sofreu até ao fim para garantir a passagem à fase de gruposO Sporting de Braga, vice-campeão da prova, sofreu  mais do que devia para se qualificar para a Liga Europa de futebol, ao empatar 2-2 no estádio dos suíços do Young Boys, na segunda mão do “playoff”.

 Os minhotos beneficiaram dos golos marcados fora de casa, depois de um “nulo” no embate inicial, realizado há uma semana, mas passaram por dificuldades evitáveis pe-rante um adversário inferior, que alinhou durante a última meia hora em inferioridade numérica, devido à expulsão de Khalifa, aos 62 minutos.

 Hélder Barbosa e Lima abriram por duas vezes as portas da fase de Grupos da Liga Europa, ao marcarem os golos bracarenses aos 24 e 78 minutos, respectivamente, mas os helvéticos responderam com tentos de Mayuka (61) e Alex Farnerud (81), o segundo quando já actuavam com apenas 10 jogadores, mantendo a incerteza até ao fim.

 O treinador Leonardo Jardim promoveu três alterações em relação ao “onze” que recebeu os suíços há uma semana, apostando em Elderson, Lima e Hélder Barbosa e o avançado português demorou dois minutos para criar perigo, com um desvio de cabeça sobre a barra adversária.
 Hélder Barbosa concretizou a ameaça aos 24 minutos em grande estilo, após boa iniciativa individual, concluída com um colocado remate em arco à entrada da área, que entrou no ângulo superior esquerdo da baliza do estupefacto guarda-redes Wölfli.

 Antes, Quim tinha sido obrigado a deter um remate perigoso de Raimondi, mas Wöl-fli também teve que aplicar-se quando Lima tentou imitar o momento de inspiração de Hélder Barbosa, em duas raras oportunidades criadas durante uma primeira parte pou-co emocionante.
 O Young Boys regressou do intervalo com vontade de restabelecer o empate, mas o Braga resistiu à pressão inicial dos anfitriões e quando parecia que a equipa portu-guesa voltaria a tomar conta do jogo sofreu o golo de  Mayuka.

 O médio do Young Boys cabeceou com êxito na sequência de um livre, mas os suíços viveram um minuto agridoce, pois o avançado Khalifa foi expulso por alegada agressão a Quim, quando procurava recuperar a bola para acelerar a sua reposição em jogo.
 O empate motivou o Young Boys, que procurou intensificar a pressão, mas o Braga tirou partido da superioridade numérica e marcou, aos 78 minutos, o tento que parecia ter sentenciado o apuramento dos “arsenalistas”, por intermédio de Lima, na conclusão de um rápido contra-ataque.

 Alex Farnerud, irmão do ex-jogador do Sporting Pontus Farnerud, reanimou a eliminatória três minutos mais tarde, aos 81, com a colaboração de Quim, que teve responsabilidade na forma como o médio adversário fixou o empate 2-2, na marcação de um livre direto.Sporting de Braga qualificado, após em-pate 0-0 na primeira mão, em Braga.