Sporting Clube de Portugal investe 20 milhões de randes nos terrenos da Casa dos Poveiros

0
48
Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de PortugalGrande negócio para os Poveiros: Sporting Clube de Portugal investe 20 milhões de randes nos terrenos da Casa dos Poveiros na África do Sul para a instalação de Academia de Futebol destinada a acolher 700 praticantes.

Estão a decorrer negociações entre o Sporting Clube de Portugal e a Casa dos Poveiros na África do Sul visando o aluguer do terreno não ocupado pela sede da colectividade portuguesa de Boksburg. Um arquitecto português já elaborou a planta das instalações da nova Academia do Sporting Clube de Portugal, que foram submetidas à Câmara Municipal de Booksburg, tendo recebido “luz verde” da edilidade.

  A Reportagem do “Século de Joanesburgo” apurou que “as negociações continuam no sentido de se firmar um contrato de aluguer pelo período de 10 anos, estando o Sporting Clube de Portugal disposto a investir entre 18 a 20 milhões de randes nas instalações da academia leonina, cujo projecto inclui a construção de dois campos de futebol, um ginásio, balneários, dois “courts” de ténis, dois campos de futebol de salão/futsal, um restaurante, espa-ço para serviços administrativos convencionais (sala de reuniões, gabinetes da direcção e escritórios de contabilidade), salão com palco para festas e entretenimento, nomeadamente espectáculos com actuação de artistas locais ou vindos expressamente de Portugal”.

Regista-se ainda que “as negociações visam apenas o aluguer do terreno não ocupado pela Casa dos Poveiros e em nenhuma circunstância existe a palavra venda no contrato a elaborar. Aliás, uma das clásulas das negociações é que quando terminar o contrato por 10 anos, caso o mesmo não venha a ser renovado, o Sporting Clube de Portugal poderá retirar do recinto o que é móvel, mas tudo que tenha sido construído de raiz no terreno continuará a ser pertença da Casa dos Poveiros na África do Sul”.

  As negociações estão a ser conduzidas pela parte leonina pelos irmãos Roger e Carlos Catalino, representantes do Sporting Clube de Portugal em Gauteng, empresários de sucesso na área de telecomunicações, que ti-veram a ideia de criar a Academia do Sporting Clube de Portugal em Bloemfontein, em parceria com o Celtic Futebol Club, o principal clube da Província de Free State, que disputa a Liga Profissional da África do Sul.
  Pela parte da Casa dos Poveiros, estão envolvidos nas negociações a Direcção da colectividade, tendo sido oportunamente publicada no nosso Jornal a convocatória da Assembleia Geral Extraordinária para “cedência do terreno”, assinada pelo  respectivo presidente, o veterano dirigente poveiro Agonia Rajão.

  Em breve são esperados dois quadros superiores do Sporting Clube de Portugal, que se deslocam a Joanesburgo procedentes de Lisboa, para observar “in loco” o espaço onde vão ser construídas as instalações da nova Academia de Futebol do Sporting Cluube de Portugal, que, caso as negociações cheguem a acordo final, irão assinar o respectivo contrato.

  O estudo do projecto aponta para “a frequência entre 600 a 700 jovens de diversos escalões etários, que ali serão submetidos aos treinos e formação, sendo os miúdos mais promissores transferidos para a Academia de Futebol do Sporting Clube de Portugal em Bloemfontein, donde poderão rumar ou para Alvalade ou serem cedidos a outros clubes locais ou do exterior”.