Sorteio para o Mundial 2023 de Rugby na França

0
711

* Springboks no Grupo B

* Portugal fora do caminho dos “All Blacks”

  Realizou-se na segunda-feira 14 de Dezembro, pelas 15 horas locais na África do Sul, o sorteio para a 10ª edição do campeonato do Mundo de rugby, que será em 2023 e decorrerá na França.

  Os campeões do Mundo em título, os “Springboks” ficaram como cabeças de série, sorteados no Grupo B, juntamente com a Irlanda, a Escócia e os qualificados da Ásica/Pacífico 1 e Europa 2. Isto significa que caso a Selecção portuguesa de rugby, “Os Lobos”, conseguir o apuramento para o Campeonato do Mundo em França, poderá ficar no Grupo B, com a África do Sul ou no Grupo C, com a Austrália.

  Com 12 Selecções já qualificadas ordenadas através do seu ranking na World Rugby, foram quatro as cabeças-de-série África do Sul, Nova Zelândia, País de Gales e Inglaterra. Ao contrário do que aconteceu em sorteios anteriores, com o habitual “grupo da morte”, desta feita o sorteio ditou grupos equilibrados.

  O Grupo A é composto pela Nova Zelândia e a França, organizadores da prova. Os gauleses, que contam com o factor casa, estão a formar uma equipa repleta de jovens talentos que venceram os dois últimos Mundiais de sub-20. A Itália, que atravessa um mau período, também faz parte do primeiro grupo. Por definir está quem ocupa a vaga de América 1, muito provavelmente Canadá ou Estados Unidos da América e África 1, que será provavelmente a Selecção da Namíbia.

  O Grupo B, composto pelos campeões do Mundo em título, os “Springboks”, juntamente com a Irlanda e a Escócia. Este é o primeiro onde Portugal poderá jogar caso se apure para a prova. A Selecção portuguesa vai começar a disputar a partir de Fevereiro a qualificação europeia para o Mundial 2023, onde terá a concorrência da Geórgia, da Espanha, da Rússia, da Roménia e da Bélgica ou da Holanda.

  Para garantir a qualificação directa para França, Portugal teria de assegurar um dos dois primeiros lugares. O terceiro classificado, terá ainda a oportunidade de disputar um torneio de repescagem. A Geórgia parte como favorita para conquistar o 1.º lugar na qualificação Europa 1. A Roménia, Espanha e Rússia deverão ser os grandes rivais dos “Lobos” na luta pela segunda vaga directa Europa 2.

  A outra posição no Grupo B será ocupada pelo vencedor de um play-off entre a Selecção que vencer a qualificação da Ásia e a que ganhar a do Pacífico, onde a Samoa parte como favorita.

  Se não garantir o apuramento como 2.º classificado, a outra possibilidade para Portugal é ficar no Grupo C, onde há dois caminhos possíveis: ser o vencedor da qualificação europeia ou ganhar a repescagem, um torneio quadrangular onde vão participar o 3.º da Europa, o 3.º da América, provavelmente o Uruguai, o 2.º de África, Quénia e Zimbabué são os favoritos e a Selecção que for derrotada no play-off entre a Ásia e o Pacífico em teoria, Hong Kong.

  Se garantir o lugar em França através de uma destas opções, Portugal já sabe que possivelmente defrontará no Grupo C o País de Gales, a Austrália e as Ilhas Fiji.

  No Grupo D, a Inglaterra está com o Japão, a Argentica e promete ser equilibrada entre o Japão, a Argentina e o vencedor da qualificação na Oceânia, provavelmente a Selecção da Samoa. A derradeira vaga será do 2.º classificado no apuramento das Américas.

  O jogo de abertura do Mundial 2023 está marcado para 8 de Setembro e a final agendada para 23 de Outubro. A competição deverá ser disputada em nove cidades francesas: Saint-Denis (Stade de France), Marselha (Vélodrome), Lyon (Parc Olympique Lyonnais), Lille (Stade Pierre-Mauroy), Bordéus (Matmut Atlantique), Saint-Étienne (Stade Geoffroy-Guichard), Nice (Allianz Riviera), Nantes (Stade de la Beaujoire) e Toulouse (Stadium Municipal).