Sorteio do Mundial2014: Portugal reencontra “velhos conhecidos” no caminho para o Brasil

0
72
Sorteio do Mundial2014: Portugal reencontra

Sorteio do Mundial2014: Portugal reencontra A seleção portuguesa de futebol vai reencontrar cinco adversários que já se cruzaram no seu caminho em anteriores fases de apuramento, num grupo que se afigura acessível, apesar das desgastantes viagens a Rússia e Israel.

  O sorteio da fase de apuramento para o Mundial2014, realizado sábado no Rio de Janeiro, colocou Portugal no grupo F, juntamente com Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo, cinco adversários que já mediram forças com a equipa lusa em apuramentos anteriores.
  A Rússia (18.ª seleção do “ranking” da FIFA) é comandada pelo holandês Dick Advocaat e conta com nove presenças em fases finais de Campeonatos do Mundo, tendo alcançado um quarto lugar em 1966 – embora ainda como União Soviética – depois de perder com Portugal no encontro de atribuição dos terceiro e quarto lugares.

  Quanto a Israel (32.ª do “ranking”), que tem como treinador o francês Luis Fernandez, conta apenas uma presença em Mundiais (1970) e regista um saldo de três derrotas e uma vitória nos quatro encontros com Portugal, dois deles de caráter particular.
  O conjunto da Irlanda do Norte (62.º colocado) é orientado pelo irlandês Nigel Worthington e é o mais conhecido dos cinco adversários, já que se cruzou no caminho de Portugal em várias fases de apuramento para Europeus e Mundiais.
A equipa irlandesa, que tem três presenças em Campeonatos do Mundo, soma três vitórias, seis empates e duas derrotas frente à formação lusa, com destaque para os confrontos de apuramento para o Europeu de 1996 e para os Mundiais de 1958, 1974, 1982 e 1998.
 
Composição dos grupos da zona de qualificação europeia para o Mundial de futebol de 2014.

 Grupo A – Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedónia e País de Gales.
 Grupo B – Itália, Dinamarca, República Checa, Bulgária, Arménia e Malta.
 Grupo C – Alemanha, Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroé e Cazaquistão.
 Grupo D – Holanda, Turquia, Hungria, Roménia, Estónia e Andorra.
 Grupo E – Noruega, Eslovénia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia.
 Grupo F – Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.
 Grupo G – Grécia, Eslováquia, Bósnia-Herzegovina, Lituânia, Letónia e Liechtenstein.
 Grupo H – Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polónia, Moldávia e São Marino.
 Grupo I – Espanha, França, Bielorrússia, Geórgia e Finlândia.