Sorteio da Liga de futebol proporciona FC Porto-Benfica na penúltima jornada

0
114
Sorteio da Liga de futebol proporciona FC Porto-Benfica na penúltima jornada

Sorteio da Liga de futebol proporciona FC Porto-Benfica na penúltima jornadaBenfica abre campeonato a 16 de Agosto recebendo na Luz o Marítimo, enquanto o Sporting se desloca ao campo do Nacional da Madeira.

O sorteio condicionado da Liga portuguesa de futebol, realizado sábado, proporcionou um FC Porto-Benfica na penúltima jornada do campeonato, numa época 2009/10 em que o tetracampeão e o Sporting começam a jogar fora de casa, ao contrário do rival “encarnado”.

O embate entre FC Porto e Benfica, na penúltima ronda, pode tornar-se um jogo decisivo para o título, caso as duas equipas cheguem ao fim do campeonato em posição de o conquistar. O sorteio efectuou-se no Arena de Portimão com várias  condicionantes: não há jogos entre os três “grandes” em jornadas seguidas, não há clássicos regionais nas primeiras quatro jornadas, não há clássicos em jornadas seguidas, Benfica e Sporting, FC Porto e Leixões, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, Nacional e Marítimo jogam em casa sempre desencontrados.

O FC Porto inicia a defesa do título em Paços de Ferreira, enquanto os dois rivais da capital enfrentam as duas equipas da Madeira: o Benfica recebe o Marítimo e o Sporting desloca- se ao campo tradicionalmente difícil  o “europeu” Nacional. O primeiro confronto entre os três candidatos ao título acontecerá à sexta jornada, a 27 de Setembro, com a visita do Sporting ao estádio do Dragão, para defrontar o FC Porto, enquanto o primeiro “derby” lisboeta disputar-se-á à 11ª jornada, a 29 de Novembro, quando os “leões” receberem o Benfica em Alvalade.

Dos “grandes”, o Sporting é aquele que tem um início de campeonato teoricamente mais complicado, visto que visita o Nacional na jornada de abertura e recebe logo a seguir o Sporting de Braga em Alvalade, onde a equipa minhota venceu a época passada. No confronto com os outros dois rivais, o sorteio determinou que o Sporting de Braga receba na primeira volta o FC Porto e o Benfica em casa, respectivamente à 5ª e 9ª jornadas.

O embate entre os minhotos e os “encarnados” terá o atractivo extra do frente-a-frente entre Domingos e Jorge Jesus, que o primeiro substituiu no comando técnico dos minhotos e recentemente lançou algumas críticas por causa das pubalgias que assolaram o plantel  minhoto nesta pré-temporada.

O Belenenses, que desceu de divisão e beneficiou da vaga aberta pelo Estrela da Amadora, por incumprimento dos requisitos para se inscrever na Liga, começa o campeonato no estádio do Mar, frente ao Leixões, e recebe o Benfica no Restelo logo à 4ª jornada, a 13 de Setembro.