Sonangol e Caixa Geral de Depósitos criam banco de investimentos em Angola

0
114
Caixa Geral Depósitos

Caixa Geral DepósitosO Conselho de Ministros angolano aprovou um Memorando de Entendimento entre os Governos de Angola e Portugal com vista à constituição de um banco de investimento em Angola, numa parceria entre a Sonangol e a Caixa Geral de Depósitos.

 Um comunicado de imprensa distribuído no final da reu-nião, que foi dirigida pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, salienta que o capital social da futura instituição financeira, com sede em Angola e filial em Portugal, será detida em 50 por cento por cada uma das partes.

  O documento destaca que o memorando permite que durante o desenvolvimento da parceria, parte do capital da filial, até 49 por cento, possa vir a ser dispersa por investidores públicos e privados portugueses e angolanos.

  Neste sentido, o Conselho de Ministros aprovou o Memorando de Entendimento entre a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (SONANGOL) e a Caixa Geral de Depósitos, onde é estabelecido que, por indicação dos respectivos governos, as duas instituições estão encarregues da implementação do processo de criação do banco em Angola e da filial em Portugal.

  Entre outros assuntos, o Conselho de Ministros aprovou a proposta de lei sobre os espaços marítimos de Angola, que regula as actividades marítimas sobre soberania ou jurisdição nacional, o exercício de poder do Estado angolano, nas zonas marítimas e no alto-mar.