Sócrates quer prioridade à defesa da língua portuguesa junto da emigração

0
163
José Socrates

José SocratesO secretário-geral socialista, José Sócrates, defendeu que a prioridade de “vários departamentos do Estado” deve ser a valorização da língua portuguesa junto dos países onde existem comunidades portuguesas, que classificou como “a guarda avançada” de Portugal.

“Devemos considerar como prioridade de vários departamentos do Estado a defesa da nossa língua”, afirmou José Sócrates em Lisboa, dirigindose a um grupo de representantes das comunidades portuguesas no estrangeiro, no âmbito da pré-campanha às eleições legislativas de 27 de Setembro.

Para além da defesa da língua, José Sócrates apontou a necessidade de “ajudar à afirmação das comunidades portuguesas”, já que desta depende “grande parte da afirmação do país”. “Tem sido um erro que cometemos ao longo de várias décadas  não perceber que grande parte da afirmação do país está dependente da afirmação das comunidades”, que constituem a “guarda avançada do país”.

Sócrates deu o exemplo da relação comercial entre Portugal e Venezuela que “foi finalmente potenciada” porque o Governo “se deu conta que a comunidade portuguesa era uma arma ao serviço dessa relação económica”.