Sócrates garante a clientes do BPP que depósitos estão assegurados

0
62
José Sócrates

José SócratesO primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu ontem no Porto que os clientes do BPP têm os seus depósitos assegurados na proposta do Orçamento de Estado e que a partir de Março poderão receber parte das quantias aplicadas.

 “O que nós decidimos fazer na proposta de Orçamento do Estado, é assegurar os depósitos. Em 2.º lugar, constituir um fundo para que todos os cidadãos portugueses que tinham o seu dinheiro aplicado no retorno absoluto possam recuperar até 250 mil euros”, explicou José Sócrates à margem das comemorações do 31 de Janeiro, no Porto, durante as quais um pequeno grupo de clientes do BPP aproveitou para se manifestar.
 Para que os clientes possam recuperar até 250 mil euros José Sócrates salientou que “o Estado providenciou um fundo” não só por ser “aquilo que é justo e razoável” mas também para “contribuir para a credibilidade do nosso sistema financeiro”.
 “O que aconteceu no BPP foi da responsabilidade do BPP”, frisou o primeiro-ministro.

 Sobre a candidatura de Manuel Alegre, que também se encontra no Porto, o PM optou por não prestar declarações dizendo: “não metamos as pequenas questões de política nestas comemorações”.
 Teixeira dos Santos, que acompanhava José Sócrates nas comemorações, acrescentou sobre o BPP que “as pessoas terão a oportunidade de durante o mês de Março receber uma parte do dinheiro que aplicaram neste banco”.

 “O compromisso que assumimos é que as pessoas que lá aplicaram até 250 mil, nós asseguramos. As que têm mais de 250 mil terão o seu dinheiro aplicado no fundo que irá recuperar valor”, assegurou.