Sócrates foi reeleito líder do Partido Socialista com 93% dos votos

0
64
Sócrates

SócratesJosé Sócrates obteve uma vitória clara nas eleições directas para o cargo de secretário-geral do PS, conseguindo mais votos expressos e mais delegados do que em 2009, anunciou a Comissão Organizadora do XVII Congresso Nacional do partido.

 Com 26.713 votos (93,3%), José Sócrates venceu as eleições, superando Jacinto Serrão, com 954 votos (3,33%), Fonseca Ferreira, com 728 (2,54%), e António Brotas, que reuniu 257 votos (0,9%).
 As eleições de sexta-feira e sábado terminaram com uma percentagem de participação de 89,95 por cento, depois do apuramento de 717 das 721 secções de voto, contabilizando-se ainda 390 votos brancos (1,34%) e 99 nulos (0,34%).

 “Constata-se, pelos resultados apurados, que José Sócrates é reeleito secretário-geral do Partido Socialista, verificando-se que, consegue obter mais votos expressos e mais delegados eleitos do que em 2009 no XVI Congresso Nacional”, referiu o comunicado.
 Além da sua eleição como secretário-geral, a moção política de orientação nacional intitulada “Defender Portugal, Construir o Futuro”, da qual José Sócrates é o primeiro subscritor obteve 1742 delegados para o congresso do PS, a realizar de 8 a 10 de Abril, em Matosinhos.

 “Não se realizou o acto eleitoral na secção de Dortmund, Chateau Briant, Londres e Macau, pertencentes às Federações Europa e Fora da Europa”, indicou o mesmo comunicado, assinado pelo presidente da comissão organizadora do congresso, Joaquim Raposo.
 Sócrates elegeu a totalidade dos delegados ao congresso em onze federações, casos do Baixo Alentejo, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Portalegre, Viana do Castelo, Vila Real, Açores, Regional Oeste e Fora da Europa.

 A única derrota de Sócrates aconteceu na Madeira, onde o líder da federação regional do partido, Jacinto Serrão, conseguiu 74% dos votos dos militantes madeirenses e o atual secretário-geral obteve 26%.

 Com estes resultados finais, Jacinto Serrão elegeu 51 delegados ao congresso do PS, ficando José Sócrates com 14 apoiantes da Madeira na reunião magna. Nesta região ficou por apurar o delegado da secção da freguesia do Imaculado Coração de Maria, no concelho Funchal, onde as eleições serão repetidas na próxima sexta-feira, visto que registou um empate.