Sócrates bem impressionado com Obama

0
61
Sócrates

SócratesO primeiro-ministro José Sócrates disse sábado em Estrasburgo, França, que pôde confirmar a “impressão excelente” que já tinha do novo presidente norte-americano, Barack Obama, no primeiro encontro entre ambos, durante a Cimeira da NATO.

“Eu tinha uma impressão excelente do presidente Obama e pude confirmá-la nesta reunião”, afirmou Sócrates, que falava no final dos trabalhos da cimeira dos 60 anos da Aliança Atlântica, realizada entre sexta-feira e sábado na Alemanha e em França, e que teve como principal protagonista o novo presidente norteamericano, na sua primeira visita à Europa desde que foi eleito para a Casa Branca.

O primeiro-ministro especificou que se encontrou com Obama e falaram um pouco, mas apenas “palavras de circunstância, sem relevância política”. “O que tem relevância política foi a liderança do presidente Obama nesta reunião, no que diz respeito à apresentação da nova estratégia para o Afeganistão, que me deixa muito satisfeito”, disse Sócrates, particularmente agradado com a “nova cultura política” que o presidente norte-americano trouxe, “de assunção e aposta no multilateralismo” e no “uso da diplomacia como arma política da maior importância”.

“Se há um aspecto que eu gostava de sublinhar é o esforço do presidente Obama  a assunção de uma política externa norte-americana assente no multilateralismo e na parceria”, declarou.