Sociedade Portuguesa de Beneficência recebe donativo de carrinha nova

0
48
Sociedade Portuguesa de Beneficência recebe donativo de carrinha nova

Na Quarta-feira, 1 de Abril de 2015, o Lar da Terceira Idade Rainha Santa Isabel da So-ciedade Portuguesa de Bene-ficência (SPB), recebeu das mãos de Steven Tamine, em-pregado da KIA MOTORS en-carregado de entregar a cha-ve de ignição à directora do Lar Fátima Curado, uma carrinha de carga de caixa aberta no valor de R220 000. Este donativo veio da parte de Manuel da Canha, CEO da Asso-ciated Motor Holdings, o responsável maior pelas marcas Kia e Hyundai na República da África do Sul.

 Segundo o que Fátima Curado contou ao Século de Joanesburgo, este donativo adveio do resultado da reunião mensal do Conselho Executivo da SPB. Nessa reunião, são apresentados vários relatórios e discutidos vários assuntos relativos à ges-tão e manutenção do Lar. Nessa mesma reunião Fátima Curado apresentou o relatório mensal do estado das viaturas a serviço da SPB. O estado da anterior carrinha de carga a serviço da instituição estava em “estado avançado de sucata”, segundo Curado. A carrinha apenas circulava nos espaços do Lar em Alberts-kroon e estava impedida de transitar na via pública.

 Assim, chegou-se à conclu-são que era urgente uma nova viatura de carga porque o levantamento de donativos, viveres para o Lar e outros trabalhos logísticos, estavam a ser feitos com as carinhas de passageiros o que segundo a Directora do Lar “não só tirava espaço para transportar os residentes, bem como, estava a desgastar desnecessariamente esses veículos”.

 A Directora, depois de chegar a acordo com a presidente do Conselho Executivo, Isabel Policarpo, que era urgente resolver este problema, com o conhecimento e aprovação da presidente, telefonou a Manuel da Canha. Curado perguntou se a Hyundai ou a KIA não poderiam oferecer algumas facilidades de crédito ou tivessem veículos usados – aprovados pela marca – para venda.

 Curado explicou ao “Manny” da Canha que no presente, cerca de R250 000 é um valor incomportável para a SPB, devido às obras de renovação e melhoramento da enfermaria do Lar. “O senhor da Canha apenas me disse para aguardar umas horas que me retornaria com uma resposta”.

 Curado continuou “qual não foi o meu espanto quando 15 minutos depois me disse que vinham cá trazer uma carrinha nova, fiquei tão emocionada e feliz que não tenho palavras!” A entrega foi por volta das 16h, porque antes, os responsáveis pelo donativo, estiveram a atestar o depósito da carrinha com gasóleo.

 No momento de entrega da chave, a alegria espelhada no rosto de Fátima Curado era evidente e o contentamento de Steven Tamine por entregar o donativo. Inquirida sobre o que lhe ia na alma, Fátima Curado afirmou que “espero que não seja mentira!”, gracejou a directora em relação à data. “Nem posso acreditar. É linda de morrer, branquinha e a brilhar era disto mesmo que estávamos a precisar!”, confessou emocionada Curado.

 O registo e a legalização da carrinha nova foram feitos por parte da AMH Group bem como os custos inerentes.

O responsável pela empresa que entregou a carrinha, afirmou ao Século de Joanesburgo que a carrinha, uma KIA MOTORS – modelo de demonstração, é um modelo K2500 2.5 turbo-diesel cujo conta-quilómetros marcava 1600 kms aquando do momento da entrega. Mais nos adiantou o responsável que veio a pedido de Manuel da Canha que este donativo inclui um plano de revisões de três anos e 60000 kms e que a carrinha vem com cinco anos ou 150 000 kms de garantia. O Lar só terá que pagar as peças como travões, pneus e outros consumíveis que não estarão incluídos no plano de revisões.