Setecentos convivas participaram no Baile Anual do Marítimo de Joanesburgo

0
142
Marítimo de Joanesburgo

Marítimo de JoanesburgoO Club Sport Marítimo de Joanesburgo realizou no passado sábado dia 24 de Outubro o seu tradicional jantar de gala dançante que contou com uma forte adesão dos seus associados e simpatizantes que encheram por completo o salão nobre do Núcleo de Arte e Cultura, onde se proporcionou o são convívio. Foi muito bom ver uma casa cheia, pois é sinónimo de que os associados comungam os mesmos ideais que os seus dirigentes.

 A sala estava decorada com muito esmero para a circunstância, não faltando também no palco as  bandeiras nacionais de Portugal e da África do Sul e da Região Autónoma da Madeira bem como estandartes e emblemas alusivos ao CS Marítimo de Joanesburgo.

 De acordo com o programa de festas, estava prevista uma ligação vídeo-conferência, via internet para a sede do Marítimo do Funchal, que estava a celebrar o seu nonagésimo mono aniversário.
 No entanto problemas técnicos não tornaram viável esse contacto, que teria sido o momento mais alto da noite de festa.

 O comendador José Quintal, mestre de cerimónias do evento social foi o primeiro a usar da palavra aproveitando a oportunidade para dar as boas vindas e agradecer aqueles que primaram pela sua presença dizendo a dado passo: “Como secretário do Marítimo de Joanesburgo é para mim uma honra estar aqui à vossa frente, olhando para as mesas repletas e sentir o vosso entusiasmo transbordante.

 É graças à vossa resposta positiva que é possível continuar a nossa existência e crescermos ainda mais.
 Aproveito para agradecer a todos os presentes todo o apoio que nos têm dado, não esquecendo os nossos patrocinadores e amigos bem como os  nossos atletas, que nos recintos desportivos defendem as cores do nosso clube”.

 José Quintal também agradeceu a presença dos convidados oficiais, tais como a chanceler do consulado português em Joanesburgo, Carla Fernandes, em representação do cônsul-geral dr. Carlos Pereira Marques, de José Pinheiro, do Banco Santander Totta e o arquitecto Gilberto Martins, em representação do governo da Província do Gauteng e os órgãos da comunicação social.

 A noite de convívio iniciou-se com um número de dança coreógrafa, executada por Chantelle Fernandes, de 11 anos, e Leroy Magathle de 9. O jovem par de dançarinos faz parte do Latin Look Studio de Pretória e, na sua categoria, são campeões de dança da Província do Gauteng.

 Os trajes de lantejoulas dos dançarinos tiveram o patrocínio do J & M Supplies.
 O par executou vários números tendo sido muito aplaudido pelos presentes.

  Depois dos números de dança, seguiu-se a sessão dos discursos. O comendador José Quintal chamou o presidente da Direcção do clube, Alberto Santo. Este, ao usar da palavra começou por dizer:

 “Como presidente do CS Marítimo sinto-me feliz e honrado com a vossa presença, incluo na minha lista as entidades oficiais.
 Sem a vossa adesão, sem a colaboração dos associados a nossa existência não seria possível. É graças à vossa dedicação que hoje aqui estamos juntos e de certeza que para o ano e para os que ainda virão voltaremos a reunir mais vezes”.
 Antes de terminar a sua intervenção, acabou por afirmar:
 “Não posso deixar de agradecer aos patrocinadores que com as suas ofertas tornam possível a nossa sobrevivência bem como aos órgãos da comunicação social que muito nos têm ajudado. A todos o Nosso Grande Muito Obrigado!”

 José Quintal chamou de seguida o arquitecto Gilberto Martins, director-adjunto do Ministério das Obras Públicas e Transportes de Gauteng, que na sua breve intervenção disse: “Sinto-me muito honrado pelo convite e por poder usar da palavra aqui nesta festa organizada pelo CS Marítimo.
 Devo dar os meus parabéns a esta colectividade e à sua Direcção pelo excelente trabalho desenvolvido em prol de manter as tradições que nos ligam a Portugal e à Madeira, não esquecendo a nossa cultura tradicional.

 Vejo aqui nesta sala muitos jovens e sinto-me feliz por isso, pois é prova que os mais velhos estão a passar o testemunho, para que a tradição e a cultura não morram, antes perdurem na África do Sul. Meus jovens, estão de parabéns, continuem apegados às tradições. Obrigado.”
 Seguiu-se uma estrondosa salva de palmas.

 Depois dos discursos a Direcção do CS Marítimo e o seu secretário geral José Quintal procederam à entrega de medalhas comemorativas aos convidados oficiais.

 Logo de seguida foi aberta a pista de dança, que se encheu de um momento para o outro com os “foliões” a divertirem-se até altas horas da noite.
 Mais tarde, procedeu-se à entrega das medalhas às atletas do clube e ao sorteio das rifas.

MENSAGENS DE FELICITAÇÕES

 O Jantar Dançante Anual do Club Sport Marítimo de Joanesburgo registou a presença de 698 pessoas.

 O secretário regional dos Recursos Humanos da Madeira, dr. Eduardo Brazão de Castro, enviou uma mensagem de felicitações onde sublinha que “o Club Sport Marítimo de Joanesburgo tem contribuído para a formação de jovens, sejam eles luso-descendentes, sul-africanos, ou de outros países aos quais tem incutido os nossos valores e a nossa forma plural de estar no mundo”.

 Também o presidente do Club Sport Marítimo da Madeira, Carlos Pereira, enviou também do Funchal uma singela mensagem de congratulações ao CSM de Joanesburgo.