Senhora de Fátima venerada com muita devoção em Pretória

0
35
Senhora de Fátima venerada com muita devoção em Pretória

Revestiu-se de muito brilho a festa religiosa em honra de Nossa Senhora de Fátima, realizada no penúltimo domingo, 13 de Maio, na igreja de Santa Maria dos Portugueses, em Luttig Street, de Pretória West, celebração presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Pretória, D. William Selattery.

Auxiliado nas funções pelo Custódio dos Franciscanos em Moçambique, Frei Evódio João, que até foi tradutor para português, na homilia que esse prelado em inglês, dedicou em grande parte às aparições de Fátima, e pelo Frei Manuel Nhaquila, este ao serviço desta paróquia de Santa Maria.
 Iniciada com a procissão que acompanhou o andor transportando a Virgem da igreja para o salão de festas, onde foi celebrada missa solene, e por nesse preciso domingo se comemorar o Dia da Mãe na África do Sul, homenageadas todas as mães presentes nestas cerimónias, com bênção especial e entrega de recordação religiosa por D. William Selattery, com a seguinte inscrição no verso:
“Para Ti Mãe que estás na Terra, vai uma palavra amiga e de muita gratidão, não tanto pelo que me dás, mas pelo que Tu és; Portadora da Vida, experiência palpável do Amor e do carinho de Deus Pai e Criador.
Olha para a Mãe que está nos Céus e com Ela aprende, sempre de novo a reconhecer em mim o rosto do Seu Filho”, após o que se seguiu a procissão de velas, com cânticos e reza do terço, em que se incorporou um grande número de fiéis da comunidade, terminando com a consagração ao Imaculado Coração de Maria e o Adeus à Virgem dentro da igreja, onde em local bem visível por todos os que acompanhavam a celebração, eram projectados os versos ali entoados, dedicados à Senhora de Fátima, e a imagem dos três pastorinhos.
 Nas palavras proferidas pelo pároco desta igreja de Santa Maria, Frei Gilberto Teixeira, -não obstante ultimamente o seu estado de saúde não ser o melhor, mas nem por isso deixando de acompanhar o desenrolar das cerimónias, e consequente homenagem às mães, no respeitante ao seu importante papel na sociedade, e em relação ao que elas são e representam, num mundo tão carente de amor e de concórdia -, agradeceu de modo especial a presença do Arcebispo William Selattery, e do Frei Evódio João, assim como do grupo coral da igreja, não esquecendo os festeiros, família Pita, e de um modo geral quantos colaboraram e marcaram presença nestes festejos em honra de Nossa Senhora de Fátima, que sempre se revestem de muita devoção manifestada por esta comunidade paroquial.
 Findas as cerimónias religiosas, voltou-se ao salão de festas para o anunciado convívio em género de arraial, de caldo verde e bifanas preparadas por Ana Maria Guedes e a sua equipa de cozinha, que se prolongou em franco espírito de amizade e certamente foram angariados alguns fundos a favor da paróquia, que como se sabe tem a seu cargo o dispendioso Centro de Dia S. Francisco de Assis, para acolher idosos da comunidade.