Selecção portuguesa feminina de futsal conquista ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude

0
61

A selecção portuguesa de futsal feminino conquistou na quarta-feira a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorreram em Buenos Aires, ao bater na final o Japão por 4-1.

 Uma entrada de rompante – Fifó, a melhor marcadora lusa com 21 golos, inaugurou o marcador logo aos oito segundos -, permitiu à equipa portuguesa serenar e a mesma Fifó, aos 10 e 15 minutos, ampliou a contagem para os 3-0, resultado com que se atingiu o intervalo.

 A atleta do Benfica, no segundo minuto da segunda parte, anotou o seu quarto tento e da selecção portuguesa, num lance em que uma jogadora japonesa tocou ainda na bola, tendo as nipónicas respondido no mesmo minuto e reduzido para 4-1, resultado final da partida.

 A equipa portuguesa terminou o torneio invicta, somando vitórias nos cinco encontros disputados. Na fase preliminar, derrotou o Chile

(15-2), a República Dominicana (14-0), os Camarões (6-0) e o Japão (2-0), para, já nas meias-finais, bater a Bolívia por 16-2.

 

* Portugal termina Jogos Olímpicos da Juventude com melhor balanço de sempre

 

 Os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ), que terminaram em Buenos Aires, saldam-se por um balanço de cinco medalhas para Portugal, das quais duas de ouro, atra-vés do triatleta Alexandre Montez e da equipa feminina de futsal.

A terceira edição daquele evento – iniciou-se em 2010 e é quadrienal – é a melhor de sempre para Portugal, já que assegurou igualmente três medalhas de prata: de novo Alexandre Montez, na prova individual de triatlo (foi cam-peão na estafeta mista), an-debol de praia masculino e o par misto Madalena Cavilhas-Manuel Candeias, na competição multidisciplinar de ginástica.

 Estiveram na Argentina 41 jovens desportistas portugueses, com idades entre os 15 e os 18 anos, em representação de 12 modalidades diferentes. A delegação portuguesa conseguiu classificações até ao sexto lugar em sete dessas modalidades.

Em Singapura2010, Portugal levou 19 atletas e arrecadou três medalhas (uma de ouro). Volvidos quatro anos, esses números passaram para 21 atletas e quatro medalhas (duas de ouro).