Selecção de Futebol de Portugal na fase Final do Europeu Sub-17

0
70
Selecção de Futebol de Portugal na fase Final do Europeu Sub-17

Emílio Peixe afirmou  que "é um privilégio estar entre as oito melhores selecções da Europa", depois de Portugal ter conseguido apurar-se para a fase final do Campeonato da Europa de Sub-17 pela primeira vez desde 2003.

 Ainda assim, apesar das seis vitórias seguidas obtidas pela equipa portuguesa no caminho para Malta, o ex-médio, de 41 anos, 12 vezes internacional, sabe que a Escócia, a Alemanha e a Suíça serão adversários muito duros no Grupo B.

 Conseguimos seis vitórias em seis partidas, mas o mais importante foi a melhoria da qualidade do nosso jogo ao longo da fase de apuramento, a nível colectivo e individual.

O que espera do jogo de estreia, contra a Escócia?

“Espero defrontar uma equipa muito competitiva e agressiva. Eles têm alguns jogadores muito capazes tecnicamente e sabem ler o jogo com uma maturidade pouco habitual nesta idade.

 Muitos desses jogadores já competem nos Sub-19 e jogam sempre com grande intensidade”.

 Como avalia os dois outros adversários no Grupo B, a Alemanha e a Suíça?

 “A Alemanha é uma equipa muito forte, que joga sempre em alto nível, com jogadores que podem decidir uma partida através da criatividade individual.

 Por sua vez a Suíça apresenta geralmente uma boa organização defensiva e tem avançados muito rápidos e bons tecnicamente.

 Estamos num Grupo bastante forte, tendo em conta o que os nossos rivais fizeram até agora. Mas a este nível, na fase final dum Europeu, os Grupos serão sempre complicados”.

Portugal defrontou a Alemanha e duas outras selecções presentes nesta fase final – a Inglaterra e a Holanda – num torneio particular no Algarve, em Março, e conseguiu três empates. Que conclusões tirou desses jogos?

“Fomos testados ao defrontarmos três das melhores equipas da Europa e os nossos jovens joga-dores tiveram a oportunidade de lidar com diferentes estilos de jogo. O mais importante foi termos sentido a evolução da nossa equipa”.

 

 Que pontos fortes destacaria na sua equipa?

 

 O nosso empenho no trabalho, sempre com uma atitude positiva, e, acima de tudo, a nossa vontade de aprender e evoluir ao mais alto nível, sempre com o objectivo de melhorar todos os aspectos do jogo”.

O calendário de jogos para o Campeonato da Europa Sub-17, em Malta, no próximo mês, já foi confirmado e elaborado pela UEFA e divulgado às respectivas Federações:

A fase final começa na sexta-feira, dia 9 de Maio, quando a Holanda defrontar a Turquia – numa reedição da final de 2005 , no primeiro jogo da competição.

 Também nesse dia, e no Estádio Nacional, em Ta’-Qali, realiza-se o outro jogo do Grupo A, que envolve a selecção anfitriã e a Inglaterra, enquanto em Gozo a Alemanha defronta a vizinha Suíça e a Escócia enfrenta Portugal.

 Os jogos continuam a 12 de Maio, com mais duas partidas no Grupo A, em Gozo, e no Grupo B, no Estádio Hibernians, em Paola.

 Três dias depois, na quinta-feira, dia 15 de Maio, decorre a última jornada da fase de Grupos, que se realiza em simultâneo, às 10h00 e 17h00, em Ta’Qali e Paola

 Os dois primeiros classificados de cada Grupo apuram-se para as meias-finais, que se realizam às 16h45 e 19h45 do dia 18 de Maio, no Estádio Nacional. O vencedor defronta o segundo classificado do outro Grupo, com a ordem a ser determinada após o fim da fase de Grupos.

 A final do Eurol, também será realizada em Ta’Qali,  e está marcada para as 18h00 de quarta-feira, dia 21 de Maio.

 Podemos ter a pouca sorte na qualificação só com vitórias rumo à fase final não ilude o seleccionador de Portugal, Emílio Peixe.