Selecção de Basquetebol Feminina Angolana faz estágio na África do Sul

0
57
Basquetebol Feminimo de Angola

Basquetebol Feminimo de AngolaA Selecção Nacional de Basquetebol Feminino de Angola encontra-se em Pretória, num estágio que terá a duração de duas semanas.

Durante a sua permanência na “cidade das jacarandas”, a equipa angolana tem efectuado treinos diários no campo da St. Mary’s Diocesan School For Girls. Faz parte do plano de trabalhos, disputar três encontros amigáveis de preparação com equipas sul-africanas, sendo o primeiro frente à representação da Universidade de Joanesburgo e os outros dois com formações de Pretória. Fernanda Teixeira é a directora desportiva da comitiva angolana, contando com o treinador principal Raúl Duarte, coadjuvado por Higino Garcia  e Elisa Pires.

A fisioterapeuta da selecção é N. Dona Jacquelina e a responsável pela estatística é Delfina Campos. A representação angolana conta com as seguintes atletas: Irene Guerreiro e Naeissela que são as capitãs da selecção, Astride Vicente, Domitila Ventura, Catarina Camufal, Clarisse Mpaka, Sónia Guadalupe, Felizarda Jorge, Isabel Francisco, Ngiendula Filipe, Jacqueline Francisco, Angelina Golome, Luísa Tomás, Judith Queta, Nádie Manuel e Antonieta Gabriel. As atletas que constituem esta sel cção, fazem parte das equipas do 1.º de Agosto, Inter Clube de Luanda e do Desportivo de Maculusso.

Segundo o porta-voz da caravana angolana, este estágio na África do Sul tem um duplo propósito: vai servir para rodar a equipa com vista aos Jogos da Lusofonia, que irão decorrer de 8 a 19 de Julho em Portugal bem como, de preparação para a sua participação no Campeonato Africano de Basquetebol, que vai ser disputado em Madagáscar em Setembro ou Outubro deste ano. Quanto aos Jogos da Lusofonia, para além da Selecção de Angola, a competição vai contar com a participação das representações de Portugal, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.