Sector empresarial da Madeira reduziu passivo em 198ME em 2014

0
49
Sector empresarial da Madeira reduziu passivo em 198ME em 2014

O Sector Empresarial da Região Autónoma da Madeira (SERAM) reduziu o passivo em 198 milhões de euros em 2014 face ano anterior, revela o governo regional.

 Os dados constam do Boletim Anual do SERAM e indicam "uma diminuição do passivo do SERAM de 198 milhões de euros, relativamente a 2013, com a dívida a instituições de crédito a reduzir 111 milhões de euros e a dívida comercial em 88 milhões de euros".

 O resultado é obtido, também, através da redução de "nove empresas verificadas no universo de empresas que compõem o SERAM, confor-me delineado no Programa de Privatizações e Reestrutura-ções do SERAM", segundo a mesma fonte.

 Por outro lado, o resultado lí-quido do SERAM sofreu um agravamento de nove milhões de euros, relativamente a 2013, "em virtude dos resultados operacionais", mas o executivo madeirense argumenta que "a importância do SERAM é indissociável do seu peso na economia regional, sendo o seu contributo para a criação de riqueza de 9,68% do PIB regional".

 A redução no número de em-presas "resultou da alienação de participações na área do desporto", relativos a quatro clubes desportivos, no futebol, basquetebol e andebol.

 O relatório indica ainda "uma operação de fusão, na modalidade por incorporação, ocorrida na área das águas e resíduos da Madeira e da liquidação e encerramento de uma empresa, neste caso, a Porto Santo Golf Resort – Empreendimentos Turísticos, SA.

 Em 31 de Dezembro de 2014, o SERAM era composto por 37 empresas, participadas di-recta e indirectamente pela região, cujo capital social detido ascendia a 298,1 milhões de euros, de acordo com o re-latório.

 Por outro lado, "o ativo líquido do SERAM apurado em 2014 foi de 3.211 milhões de euros, menos 358 milhões do que em 2013 (-10,0%)", enquanto "a diminuição dos activos não correntes foi de 78 milhões de euros (-3,1%) e as dos ativos correntes de280 milhões de euros (-27%)", explicita o relatório.

 A região tem participações directas em 23 empresas, dez das quais são detidas na sua totalidade pelo executivo.

 De acordo com o relatório, o SERAM representa 6,88% do emprego na região.