Secretário Estado Comunidades vai à Venezuela para avaliar situação dos portugueses

0
89
Secretário Estado Comunidades vai à Venezuela para avaliar situação dos portugueses

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário,  anunciou que deverá deslocar-se em breve à Venezuela para “avaliar no terreno” a situação dos portugueses naquele país, afectado nas últimas semanas por manifestações e violência, que já causaram muitas dezenas de mortos.

 Em declarações à Lusa, o governante disse que pretende deslocar-se à Venezuela, onde existe uma comunidade de cerca de 300 mil portugueses, para “avaliar no terreno” a situação dos emigrantes.

 “Evidentemente, a comunidade está preocupada” com o aumento da violência no país, afirmou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

 “Têm havido momentos de maior calma e momentos de maior agitação. A comunidade está muito empenhada no desenvolvimento da Venezuela e no estabilizar da situação. De um modo geral, não se quer envolver em grandes problemas”, referiu.

A população na Venezuela tem sido afectada pela insegurança e pela criminalidade e, mais recentemente, “pela escassez de bens e meios”, recordou Cesário.

Na semana passada, dois lusodescendentes foram detidos por funcionários da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar), nas proximidades da Praça de Altamira, a leste de Caracas, onde decorriam protestos contra o Governo venezuelano.

 O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, mostrou-se, na altura, “preocupado” com a situação na Venezuela, garantindo estar a “acompanhar a situação atentamente”.