Secretário de Estado José Cesário prevê deslocar-se à África do Sul ainda este ano

0
86
Secretário de Estado José Cesário prevê deslocar-se à África do Sul ainda este ano

Secretário de Estado José Cesário prevê deslocar-se à África do Sul ainda este anoO Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, dr. José Cesário, prevê poder visitar a Comunidade da África do Sul antes do início de 2012. A revelação foi feita por aquele membro do Governo ao director do Século de Joanesburgo, Rogério Varela Afonso, durante um almoço de convívio realizado a semana passada num restaurante da Marina de Alcântara, em Lisboa, no qual também esteve presente o adido social do Consulado Geral de Portugal em Joanesburgo, dr. Gonçalo Capitão.

Entre os temas abordados durante o convívio foi focada a estabilidade da Comunidade Portuguesa da África do Sul face à actual crise mundial, o sucesso comercial e industrial dos empresários portugueses que apostaram na regionalização das suas actividades, as campanhas eleitorais e os consecutivos sucessos do PSD neste País, o merecido reconhecimento oficial dos compatriotas que mais se têm destacado, além das transformações por que vão passar os servidores nacionais de comunicação social, com as anunciadas privatizações da RTP, que verá o seu canal da RTP Internacional receber a designação de RTP Global, e da Agência Noticiosa Lusa, e a respectiva salvaguarda do serviço público nos contratos de adjudicação, conceito cuja definição vai ser estabelecida por um grupo de trabalho já nomeado pelo Governo.

Este ponto foi particularmente enfatizado pelo director do Século junto do Secretário de Estado, tendo em vista a defesa da língua portuguesa junto das comunidades espalhadas pelo mundo e a manutenção das suas ligações a Portugal, através dos órgãos de comunicação social existentes na diáspora lusa.
No âmbito das instituições, foi abordada no convívio com o Secretário de Estado José Cesário uma promessa de ajuda não cumprida, feita pelo anterior titular da pasta das Comunidades à Sociedade Portuguesa de Beneficência da África do Sul, e também os atropelos estatutários verificados ultimamente naquela instituição comunitária.