Secretário de Estado José Cesário destaca em Mensagem de Natal o papel das comunidades

0
89
Secretário de Estado José Cesário destaca em Mensagem de Natal o papel das comunidades no apoio a Portugal

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas exalta, na sua mensagem de Natal, a capacidade de trabalho, de sacrifício e de solidariedade dos portugueses, dentro e fora do País, que ajudaram Portugal a superar as dificuldades dos últimos anos.

  Escreve José Cesário na sua mensagem: “Na quadra natalícia que se aproxima gostaria de, obedecendo a um salutar costume, dirigir algumas palavras sentidas às Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.

  No momento em que as famílias se reúnem e reencontram, a partilha dos nossos pensamentos e sentimentos com a parte da família portuguesa que, por diversas razões, vive fora do País, é particularmente oportuna.

  Tenho já referido no passado quão importante tem sido o papel

desempenhado pelas Comunidades Portuguesas para ajudar Portugal a superar o momento difícil que vivemos. Felizmente, e apesar de todas as dificuldades que vivemos durante o ano que agora termina, completámos com sucesso o programa de ajustamento e deixámos de estar sob intervenção externa, existindo razões para olhar o futuro com optimismo.

  Durante os anos mais difíceis da crise, Portugal demonstrou ter

capacidade de a superar. Acima de tudo contámos com um povo que, dentro e fora das fronteiras nacionais, demonstrou uma grande capacidade de trabalho, de sacrifício e de solidariedade. Foram estas e outras qualidades dos portugueses que permitiram atenuar as consequências económicas e sociais negativas do ajustamento e criar as condições para um futuro melhor, com um crescimento económico sustentado e duradouro.

  Os portugueses mostraram a sua inventividade, a sua capacidade inovadora, empresarial e empreendedora, que levaram a um grande aumento das exportações e que permitiram tenhamos hoje uma balança comercial equilibrada.

  Não escondemos que existem ainda dificuldades e situações a melhorar.

  Temos trabalhado no Ministério dos Negócios Estrangeiros para dotar os serviços consulares dos meios indispensáveis, humanos e técnicos, para prestar o atendimento moderno e eficaz que as nossas Comunidades merecem. As permanências consulares são já uma realidade que expandiremos a cada vez mais localidades, indo ao encontro dos nossos cidadãos onde eles se encontrem, e naqueles postos onde as carências de pessoal mais se fazem sentir procuraremos também encontrar soluções.

  A todos os elementos da nossa Diáspora, incluindo os que trabalham na nossa rede diplomática e consular, professores e leitores, às Comunidades Portuguesas em todo o mundo, endereço os votos sinceros de um Natal muito feliz e de um óptimo ano de 2015.