Secretário de Estado das Comunidades classificou a visita à África do Sul como muito positiva

0
70
Secretário de Estado das Comunidades classificou a visita à África do Sul como muito positiva

Durante uma visita de seis dias, que terminou sábado, dia em que regressou a Portugal, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, deslocou-se às cidades do Cabo, Durban, Joanesburgo e Pretória.

 No termo da sua primeira deslocação à África do Sul, o Secretário de Estado classificou a visita como “muito positiva” a todos os níveis, destacando os contactos relacionados com o ensino da língua portuguesa, movimento associativo cultural, desportivo e humanitário e empresarial.

 O governante também contactou serviços consulares, escolas, empresários, asso-ciações e representantes da comunidade.

 José Luís Carneiro referiu que o Consulado em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, será reforçado em breve, no âmbito de um novo concurso.

 “Transmiti à comunidade que, no âmbito da abertura do novo concurso, um dos postos que vai ser reforçado será o de Joanesburgo, porque é a maior cidade da África do Sul e onde está concentrada grande parte da comunidade portuguesa”, disse.

 Sobre o ensino da língua portuguesa, referiu que há um aumento do número de alunos, assim como um interesse por parte das instituições de integrar a experiência do ensino do português nas estruturas curriculares de ensino. É o caso da Protea Glen High School, no Soweto, Joanesburgo.