Secretária de Estado das Comunidades fez primeira visita à África do Sul

0
75

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes visitou pela primeira vez a Comunidade portuguesa residente na África do Sul. A visita decorreu de quinta-feira 19 a sábado 21 de Novembro.

  Esta primeira visita oficial foi adiada de 10 de Junho devido à pandemia, altura em que o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva iriam visitar a África do Sul por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com incidência na Comunidade portuguesa oriunda da Madeira por ser o local oficial das celebrações do 10 Junho 2020.

  Durante esta deslocação para tomar conhecimento e um primeiro contacto com a Comunidade, a secretária de Estado visitou várias associações portuguesas e instituições de benemerência lusas. Principal destaque foi para as quatro instituições que beneficiaram do apoio Covid-19, dado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros para mitigar as consequências sofridas pela pandemia.

  Berta Nunes fez-se acompanhar por Maria da Luz Cabral, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

  Berta Nunes reuniu-se ainda com membros da Comunidade e com os professores e coordenador da rede de Ensino do Português na África do Sul.

  Esta primeira visita à África do Sul foi feita em Joanesburgo, Pretória e Cidade do Cabo.

  Mais pormenores sobre a visita iremos divulgar na próxima edição para coincidir com a edição impressa.

Michael Gillbee (texto)