Santuário dos Remédios inspira logotipo das comemorações do Dia de Portugal em Lamego

0
112
Santuário dos Remédios inspira logotipo das comemorações do Dia de Portugal em Lamego

A Câmara de Lamego anunciou a semana passada ter-se inspirado no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, considerado um ícone da cidade, para criar o logótipo das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

 A autarquia já tem no terreno o plano de comunicação que visa promover as celebrações oficiais do 10 de Junho, que este ano se realizam na cidade.

 Os munícipes começaram a receber a semana passada na caixa de correio uma mensagem do presidente da Câmara, Francisco Lopes, “a apelar ao seu envolvimento cívico nesta efeméride e a sensibilizá-los para a importância institucional” de acolher este evento.

 O plano de comunicação tem como objectivos principais “projectar Lamego em Portugal e no mundo, aumentar a autoestima e o sentimento de pertença dos lamecenses” e “reduzir eventuais impactos negativos”.

 Segundo a autarquia, estes impactos poderão sentir-se “sobretudo ao nível das restrições da circulação automóvel e do estacionamento de viaturas”, sendo, por isso, apresentadas soluções alternativas.

 Até 10 de junho, as comemorações vão ser divulgadas em vários suportes, colocados “em locais onde se verifica uma elevada circulação de pessoas e veículos”, refere.

Serão também colocadas “aplicações de exterior nas fa-chadas dos edifícios que vão acolher os eventos da programação” e publicada publicidade institucional em jornais locais e regionais. Os transportes públicos e táxis serão decorados com imagens alusivas ao evento e haverá oferta de material promocional em iniciativas de rua.

 A autarquia avança que, juntamente com o Estado Maior General das Forças Armadas, está a elaborar "miniguias para apresentar o conteúdo da exposição das Actividades Militares Complementares e do programa cultural associado que será possível visitar na Av. Dr. Alfredo de Sousa”, que serão depois distribuídos junto da população e dos alunos de todos os níveis de ensino.

 Complementarmente, o município e os CTT “estão a criar uma edição especial de um selo comemorativo da celebração do 10 de Junho” em Lamego. Também a Vista Alegre se vai associar às comemorações, “através da criação de uma peça decorativa”, que será uma bandeja com uma aplicação da imagem do 10 de Junho, acrescenta.

 O Presidente da República, Cavaco Silva, será o destinatário do primeiro exemplar da bandeja.

 Cavaco Silva designou a 30 de março a cidade de Lamego para sede das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

 Esta é a primeira vez que Lamego será ‘palco’ do 10 de Junho, no último ano em que Cavaco Silva presidirá às co-memorações, visto que o seu mandato como Presidente da República termina em março de 2016.

 Por outro lado, será a quarta vez que Cavaco Silva designa uma cidade do interior para sede do Dia de Portugal, depois de no ano passado ter escolhido a Guarda, em 2013 Elvas e em 2011 ter optado por Castelo Branco.