Rugby: Torneio das Seis Nações deve concluir-se no final de Outubro

0
76

O torneio europeu de rugby das Seis Nações deverá ser concluído numa ‘janela’ excepcional de jogos internacionais proposta pelo comité executivo da World Rugby, organização que rege o rugby a nível mundial à semelhança da FIFA no futebol, nos dois últimos fins de semana de Outubro, anunciou a federação internacional de rugby.

  O torneio de selecções do hemisfério norte foi interrompido devido à pandemia de covid-19, quando faltavam disputar quatro encontros (um da 4.ª jornada e todos os da última), mas caso o Conselho da World Rugby aprove a medida, na reunião de 30 de Julho, deverá, desta forma, ser concluído a 24 e 31 de Outubro.

  Quando o torneio foi interrompido, a Inglaterra e a França lideravam a classificação com 13 pontos, mais três do que a Escócia e mais quatro do que a Irlanda, que pode igualar ou ultrapassar os líderes se vencer a Itália no encontro em atraso da penúltima ronda, antes de visitar a França na última jornada.

  A alteração temporária à Regra 9, que obriga os clubes a ceder os jogadores às selecções para três partidas em Novembro, prevê ainda um fim-de-semana de descanso a 7 de Novembro e quatro semanas, até 5 de Dezembro, para partidas entre as selecções do hemisfério norte e equipas convidadas que se deverão instalar na Europa durante esse período.

  No mesmo documento, o comité executivo pro-põe também a realização do Rugby Championship entre 7 de Novembro e 12 de Dezembro, com o habitual calendário de seis jogos por selecção, mas concentrado num único país a fim de evitar problemas de transporte e reduzir riscos de contaminação por covid-19.

  O principal torneio de selecções do hemisfério sul costuma realizar-se em Agosto e Setembro, na Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e Argentina, mas segundo uma carta da World Rugby enviada à Liga francesa, a que a agência France-Presse teve acesso, deverá ser concentrado naquele período na Nova Zelândia.

  A medida permitirá aos jogadores das selecções do hemisfério sul que alinham em equipas europeias disputar os jogos da Taça dos Campeões Europeus antes de voar para o local da competição, o mais tardar a 18 de Outubro, um dia após a final da prova europeia, a tempo de cumprir a quarentena exigida pelo governo neozelandês antes do início do torneio.