Ricardo Quaresma estreia-se a marcar na goleada ao Penafiel na Taça da Liga

0
116
Ricardo Quaresma estreia-se a marcar na goleada ao Penafiel na Taça da Liga

Ricardo Quaresma, Jackson Martinez e Varela marcaram os quatro golos com que o FC Porto venceu o Penafiel, num jogo da Taça da Liga de futebol em que Paulo Fonseca deu minutos a jogadores menos habituais.

 A partida da segunda jornada do Grupo B da Taça da Liga fica marcada pelo tento apontado por Quaresma, o seu primeiro após o seu regresso aos "dragões" (jogou na segunda parte frente ao Benfica – derrota por 2-0) e logo na primeira partida em que foi titular e na "casa" que bem conhece.

 Com um "onze" montado para "rodagem" de jogadores menos utilizados, o destaque recaiu sobre a titularidade de extremo luso, a quem Paulo Fonseca quis dar minutos, acompanhado por Ghilas, Kelvin e Ricardo, com a mesma intenção.

 O "carrossel" com que os "dragões" cercaram o Penafiel desde início resultou no pri-meiro golo da partida, aos 11 minutos, marcado por Quaresma, que enganou, com uma cabeçada de costas, o guardião Coelho, a passe de Josué para o interior da área.

 Porém, até final da primeira parte, à excepção de dois remates perigosos desferidos por Josué e Kelvin (17 e 30 minutos), e uma grande "perdida" de Defour, após passe de rutura de Quaresma para Ghilas, o futebol dos anfitriões não conseguiu aquecer os ânimos dos poucos milhares de adeptos nas bancadas.

 Seis minutos após o intervalo, o árbitro Duarte Gomes interrompeu a partida por manifesta falta de condições para a prática do futebol, pois o relvado encontrava-se alagado devido à chuva intensa que caiu sobre o "Dragão", um intervalo forçado de quase meia hora.

 O que foi aproveitado por Paulo Fonseca para testar um esquema com dois pontas de lança, pois fez entrar Jackson Martinez (rendendo Quaresma) e Varela (para o lugar de Kelvin).

 Aos 60 minutos, Ghilas conseguiu controlar na área, deixou para Varela, mais atrás, mas Coelho defendeu o remate do internacional luso.

 O avançado argelino voltou a estar em destaque, dois minutos depois, após bom entendimento com Jackson Martinez, a quem ofereceu o segundo golo, colocando-lhe a bola na pequena área, onde o colombiano tirou um adversário da frente e rematou com sucesso.

 Por seu lado, Miguel Leal tentou "responder" com os atacantes Mbala e Guedes e ainda conseguiu "rondar" as cercanias da baliza de Fabiano, que viu Gabi cabecear com muito perigo, aos 73 minutos, mas a bola passou ao lado.

 Melhor pontaria revelou Jackson Martinez, três minutos depois, quando cabeceou com sucesso, na sequência de um canto.

 Silvestre Varela marcou o quarto golo, após lance de insistência na pequena área duriense, aos 78 minutos.