Reunião preparatória das celebrações do Dia de Portugal, de Canões e das Comunidades Portuguesas

0
48
comunidades

Teve lugar no Consulado Honorário de Portugal em Durban, no passado dia 28 de Abril, uma reunião para planear e preparar o Programa para as Celebrações do Dia de Portugal – 2016.

 Estiveram presentes o cônsul honorário de Portugal em Dur-ban, Elias de Sousa, o coordenador das celebrações e presidente da Direcção da Representação da Comunidade Madeirense de Durban, João de Gouveia, presidente da Associação Portuguesa do Kwazulu/Natal, Getúlio Ferrão, presidente da Academia do Bacalhau de Durban, Carlos Teixeira, presidente da Liga da Mulher Portuguesa, Mimi Faria, representante da Sociedade Portuguesa da Beneficência do KZN – Trust Fund, Júlia de Sousa, e  membros dos Galitos, Jack Lamb e Fernando Sampaio.

 Foi acordado o seguinte programa, que pode estar sujeito a alterações:

 – As celebrações iniciar-se-ão no sábado, dia 4 de Junho, com o almoço da Academia do Bacalhau de Durban no Restaurante da APKZN às 13H00.

 – Na sexta-feira, dia 10, às 19H00, Jantar de Gala na APKZN com a presença de autoridades da Província, corpo consular e representantes das Universidades.

 – No sábado, dia 11 de Junho, almoço das Mafiosas às 13H00 (aguardando-se indicação do local).

 – Domingo, dia 12, será celebrada uma Missa na Igreja Portuguesa de San José às 08H30, pela intenção dos portugueses falecidos que residiram na província do Kwazulu Natal.

 – Às 12H00 terá início o festival na esplanada e salão da APKZN onde serão entoados os hinos nacionais e o hastear das respectivas bandeiras da República da África do Sul e de Portugal.

 – A partir das 13H00, almoço com gastronomia tradicional e tipica portuguesa preparada pelos membros das diferentes organizações portuguesas ra-dicadas na província. Pregos, espetada, feijoada, bacalhau, frango à piri-piri, caldo verde, sardinhas, rissóis de cama-rão, pastéis de nata, bolos, etc.

 – 13H30 Exibição do Grupo Folclórico da APKZN.

 – 14H00 desfile das Majoretes e às 15H00 Banda Militar.

  – As 16H00 Exibição do Grupo Folclórico da APKZN.

 – Na quarta-feira, dia 15, jantar dos Poucos e Bons na APKZN às 19H00.

 – Sábado, dia 18 de Junho, Torneio de Golfe no Umhlali Country Club com início às 07H40.

 – Sábado, dia 25 de Junho almoço dos Amigos da Cal-deirada na APKZN.