Restrições ao Grupo Espírito Santo no Dubai

0
295
Restrições ao Grupo Espírito Santo no Dubai

A Autoridade dos Serviços Financeiros do Dubai impôs  restrições ao ES Bankers, detido pelo Espirito Santo Financial Group (ESFG), que impedem a instituição de receber e de pagar depósitos e obrigam a manter e preservar os seus activos.

  A imposição da restrição foi considerada “necessária” nesta altura pela autoridade (DFSA, na sigla em inglês) devido à incapacidade de o banco do Grupo Espírito Santo (GES) com sede na Suíça, Banque Privée Espírito Santo, honrar compromissos contratuais com o ES Bankers Dubai.

  Esta incapacidade estende-se ao reembolso dos depósitos devidos ao ES Bankers Dubai no normal curso dos negócios, refere em comunicado. O não cumprimento das obrigações do banco suíço – detido por José Manuel Espírito Santo –"comprometeu seriamente as operações e a solvência” do ES Bankers Dubai.

  O regulador refere ter já tomado algumas medidas devido “ao rápido desenvolvimento das dificuldades financeiras” do GES nos últimos meses, de forma a proteger os interesses dos depositantes e outros clientes do banco, entre as quais a impossibilidade de transferência de activos do ES Bankers para outras sociedades do grupo.

  O ES Bankers Dubai é uma unidade do Grupo Espirito Santo de gestão de patrimónios, subsidiária do Espirito Santo Financial Group, com sede no Luxemburgo.