Recondução de Barroso possível em Setembro – diz presidente do PE

0
44
Durão Barroso

Durão BarrosoA reeleição do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, é “possível em Setembro” como deseja “uma ampla maioria” do Parlamento Europeu (PE), admitiu o seu presidente, Hans-Gert Pottering, em visita a Estocolmo.

“A posição do PE era votar em Julho mas, com as eleições europeias, a posição de alguns grupos mudou e não vemos agora uma maioria para a eleição do presidente em Julho”, explicou Pottering durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro- ministro sueco, Fredrik Reinfeldt.

Por seu lado, Reinfeldt destacou que vai lançar, em nome da Presidência Sueca da UE, o processo “para que (Durão) Barroso possa ser nomeado” o mais depressa possível porque os 27 precisam de estabilidade, assinalou. Os chefes de Estado e de Governo dos 27 chegaram a um acordo, a 19 de Junho, em Bruxelas, por unanimidade, para reconduzir José Manuel Durão Barroso no lugar de presidente da Comissão Europeia por mais cinco anos mas adiaram a nomeação formal para depois de consultas com as famílias políticas do “novo” Parlamento Europeu.

Tanto o próprio Durão Barroso como Reinfeldt defenderam na altura que seria “preferível” o Parlamento Europeu aprovar o nome do futuro presidente da Comissão Europeia na sessão constitutiva da nova  ssembleia, que se realiza entre 14 e 16 de Julho, mas provavelmente a votação realizar-se-á apenas em Setembro.