Recepção a empresários e ao secretário de Estado nos jardins da residência da Embaixada

0
103

Decorreu na sexta-feira 6 de Abril, nos jardins da residência da embaixada de Portugal em Pretória, uma recepção a vários empresários portugueses, que contou com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Luís Carneiro.

 Os convidados foram recebidos com canapés e bebidas e disfrutou-se de um momento de ameno convívio nos jardins da embaixada. O embaixador de Portugal, Manuel de Carvalho deu as boas-vindas a todos os presentes e afirmou “esta é uma ocasião especial aqui na embaixada e dado que temos um grupo misto, irei falar em Inglês para a melhor compreensão de todos.”

 “Gostaria de dizer que estamos muito felizes por ter o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e o senhor secretário regional da Madeira para a Educação que também tutela a pasta das Comunidades Madeireses. Este, tem sido um dia de vários contactos em Joanes-burgo e aqui Pretória e o grupo aqui de empresários, que trabalham cá, negoceiam cá, investem cá e em Portugal também, mas todos têm algo a ver com Portugal. Temos membros da Gauteng Growth Development Agency que cooperam com o AICEP, a quem também saúdo o Sérgio Espadas.”

 O representante do Estado português na África do Sul fa-lou na doação de material escolar à escola do SOWETO, Protea Glen Secondary School e à biblioteca Nelson Mandela, onde se aprende como parte do currículo integrado da escola, Português.

 “Por falar em Português, quando se pensa em Portugal, pensa-se em desporto e quando se pensa em desporto, inevitavelmente pensa-se em futebol. Somos campeões da Europa em futebol e futsal e creio que o senhor secretário de Estado trouxe à escola um presente”.

 José Luís Carneiro agradeceu a presença de todos e afirmou “quando aqui estive no ano passado, visitamos a escola secundária da Protea Glen onde ensinam Portu-guês. Pediram-me que lhes trouxesse algo ligado ao futebol e ao futebol português, falei com os presidentes dos três grandes clubes de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto e consegui três camisolas autografadas pelos planteis das equipas e pelos respectivos presidentes. Mas, como não podemos ser motivo de divi-são e cisão, trouxe-vos também uma das camisolas da Selecção Nacional de Portu-gal, a camisola usada no Euro2016”.

 As camisolas foram entregues ao Sepadi Choeu, director da biblioteca Nelson Man-dela da Protea Glen e ao comendador José Nascimento, patrono daquela instituição de ensino. Choeu agradeceu profundamente e apelou a que Portugal continue a auxiliar a escola, pois a ajuda é fulcral no sucesso dos alunos.

 “É só assim, através da vossa ajuda, que conseguiremos vencer as dificuldades. Não temos palavras para vos agradecer, apenas podemos fazer o melhor que é rezar por vocês. Pelo secretário de Estado, pelos membros da comitiva, pelo Governo de Portugal e por Portugal, que tanto nos ajuda e dignifica. Só assim, com esta ajuda entre povos, chegaremos mais perto de Deus e do objectivo de salvação. A todos, o nosso profundo e sentido agradecimento. Também, por falar em Deus, este homem José Nascimento, foi um enviado por Deus para auxiliar a nossa escola, a ele muito obrigado”, conclui Sepadi Choeu.

 Após a entrega das camisolas autografadas e dos vários momentos fotográficos, a tarde conclui-se em convívio ao sabor dos aperitivos e bebidas no clima ameno de Pretória nos jardins da embaixada de Portugal, onde puderam trocar impressões e contactos com o secretário de Estado e a sua comitiva.