Projectos de expansão do Metro de Lisboa totalizam investimento superior a 1.200 milhões de euros

0
92
Projectos de expansão do Metro de Lisboa totalizam investimento superior a 1.200 milhões de euros

Projectos de expansão do Metro de Lisboa totalizam investimento superior a 1.200 milhões de eurosOs planos de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa, com concretização prevista até 2015, totalizam um investimento de 1.264 milhões de euros, segundo cálculos da agência Lusa.

Deste total, 485 milhões de euros dizem respeito a projectos que já estão no terreno e perto do seu fim: o prolongamento da linha Vermelha Alameda II/S.Sebastião II (210 milhões de euros), prolongamento da Vermelha Oriente/- Aeroporto (220 milhões de euros) e prolongamento da linha Azul Amadora-Este/Reboleira (55 milhões de euros). Os restantes 779 milhões de euros dizem respeito a projectos de expansão que foram anunciados pelo Metropolitano de Lisboa nas duas últimas semanas: o prolongamento da linha Azul até ao Hospital Amadora-Sintra (214 milhões de euros) e a expansão da rede até ao concelho de Loures (565 milhões de euros).

A actual rede do Metropolitano de Lisboa integra actualmente 50 estações em quatro linhas: Azul (Amadora-Este/- Santa Apolónia), Amarela (Odivelas/Rato), Verde (Telheiras/ Cais do Sodré) e Vermelha (Alameda/Oriente). Com a concretização destes projectos, a rede vai passar a ter 66 estações. Dos projectos que já estão em curso, o prolongamento da linha Vermelha Alameda II/S.Sebastião  I, que permitirá a interligação entre as linhas Verde, Amarela e Azul, tem abertura prevista para o final de Agosto. No primeiro semestre de 2009, está prevista a abertura da extensão da linha Vermelha Oriente/Aeroporto da Portela, que dotará a linha de três novas estações – Moscavide, Encarnação e Aeroporto da Portela -, bem como o prolongamentoda linha Azul Amadora-Este/Reboleira, que se traduzirá na construção de uma nova estação – Reboleira.

No caso dos planos de expansão apresentados mais recentemente, o prolongamento da linha Azul até ao Hospital Amadora-Sintra, no concelho da Amadora, dotará a rede do Metropolitano com três novas estações – Atalaia, Amadora Centro e Hospital -, ao longo de uma extensão de 2,5 quilómetros. Este projecto deverá estar concluído em 2015.