Projecto que naturalizou milhares de portugueses nos Estados Unidos chega ao fim

0
47
Projecto que naturalizou milhares de portugueses nos Estados Unidos chega ao fim

O Portuguese-American Citizenship Project, uma iniciativa que ao longo de 16 anos ajudou dezenas de milhares de imigrantes portugueses a tornarem-se cidadãos dos EUA, chegou ao fim.

 "Orgulhamo-nos muito por termos conseguido aumentar a base de participação política entre os portugueses na América", disse Jim McGlinchey, fundador do projecto e seu director entre 1999 e 2009.

 O Portuguese-American Citizenship Project foi um esforço apartidário que se destinou a promover a cidadania da comunidade portuguesa através do recenseamento eleitoral e eleições na comunidade luso-americana, tradicionalmente pouco participativa.

 Nos últimos 16 anos, o projecto colaborou com uma variedade de organizações nas comunidades imigrantes da Califórnia, Connecticut, Massachusetts, Nova Jérsia e Rhode Island.

 "Temos a honra de ter trabalhado com numerosos líderes luso-americanos tanto em igrejas como em clubes, que se dedicam a promover a cidadania e o envolvimento cívico na comunidade luso-americana", disse McGlinchey.

 O responsável acredita que o trabalho destas pessoas e organizações, que "na maioria das vezes é anónimo, principiou muito antes da fundação do projeto, e por certo irá continuar muito depois de o projecto cair no esquecimento."

O fim do projecto foi confirmado pelo actual presidente, Elmano Costa, avançando que a direcção da organização votara na sua dissolução.