Programa “Portugal no Coração”– Ano 2014

0
41
Programa “Portugal no Coração”– Ano 2014

À semelhança do que sucede desde 1996, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas vai promover este ano mais uma edição do Programa “ Portugal no Coração”, a ter lugar em Outubro próximo, que decorrerá entre 20 e 29 do mesmo mês, com o objectivo de proporcionar visitas a Portugal de portugueses/as, que apresentem uma situação económica que não lhes permita suportar os encargos com uma estadia similar e, por essa mesma razão, não visitem o país de origem há mais de 20 anos, residam fora da Europa, que se encontrem em condições físicas que lhes permitam viajar autonomamente e que até ao início da viagem tenham completado 65 ou mais anos de idade.

 Estando nas condições previstas do Regulamento, podem candidatar-se todos os nacionais, nomeadamente aqueles que se inscreveram no Apoio Social – ASIC, bem como recandidatarem-se os que não tenham sido seleccionados, por falta de vaga, nos anos anteriores.

 Após o Programa, os participantes poderão, temporariamente, prolongar a sua estadia em Portugal junto de familiares ou amigos que os acolham e suportem eventuais encargos daí decorrentes.

 Os custos do Programa são suportados pela Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e ComunidadesPortuguesas em cooperação com a transportadora portuguesa TAP Portugal e a fundação INATEL.

 Aos beneficiários é ainda atribuído por esta Direcção-Geral, um seguro colectivo de acidentes pessoais, cobrindo as viagens e o programa turístico-cultural, com a duração aproximada de 10 dias. Isto não impede, conforme já indicado no parágrafo anterior, que possam prolongar a sua estadia em Portugal por um período superior, apesar de, no tempo alargado, deixarem de estar abrangidos por o referido seguro colectivo.

  Os Portugueses/Portuguesas que se encontrem nestas condições deverão dirigir-se aos Serviços Sociais deste Consulado-Geral munidos de passaportes portugueses (o actual e os anteriores) a fim de preencherem a respectiva “Ficha

de Candidatura”.

 O prazo de apresentação das candidaturas termina a 18 de Setembro, para este programa que terá efeito em Outubro de 2014.