Produção agrícola de Moçambique deverá aumentar na campanha 2009/10

0
69
Produção agrícola de Moçambique

Produção agrícola de MoçambiqueA produção da campanha agrícola 2009/10 em Moçambique irá satisfazer as necessidades alimentares do país devendo parte ser exportada, formal ou informalmente, para diferentes países, revelam estimativas do Ministério da Agricultura.

De acordo com o jornal Notícias, de Maputo, aquelas estimativas apontam para um aumento da produção de alimentos em cerca de 11 por cento para os cereais, quatro por cento para as leguminosas e oito por cento para a mandioca.

 Os mesmos dados do ministério dão conta que a produção em 2008/09 para os cereais aumentou em cerca de 14 por cento, para as leguminosas em sete por cento e para a mandioca em nove por cento, em relação à campanha de 2007/08.

 Numa comunicação por ocasião do lançamento da Campanha Agrícola 2009/10, facto que coincidiu com as celebrações do Dia Mundial de Alimentação, o ministro da Agricultura, Soares Nhaca, referiu que o Governo tem vindo a criar um ambiente favorável para que até 2011 os défices dos principais produtos alimentares, como cereais, feijões, amendoim, mandioca, carne bovina, frango e carapau sejam reduzidos, o que vai permitir ao país diminuir a sua dependência das importações.

 Disse que as previsões climáticas são bastante encorajadoras e indicam a ocorrência de precipitações acima do normal no período de Outubro de 2009 a Março de 2010.

 O Dia Mundial de Alimenta-ção assinalou-se sob o lema “Garantir a Segurança Alimentar e Nutricional em Tempos de Crise”. A escolha do lema das comemorações deste ano resulta do facto de que o Mundo tem sido exposto a crises sucessivas, tais como a alta de preços dos alimentos, a subida de preços dos combustíveis e, mais actualmente, a crise financeira mundial.