Primeiro almoço da Academia-Mãe do Bacalhau no Castelo em Glenanda

0
43

 Na quinta-feira 21 de Feve-reiro, comadres e compadres da Academia do Bacalhau de Joanesburgo juntaram-se pela primeira vez no restaurante “Castelo” em Glenanda, antiga “Belém”. Os compadres foram recebidos com entradas de dobrada, moelas guisadas, salada verde, queijo da serra e carnes frias.

 O almoço foi aberto pelo presidente José Contente pelas 13h30, ao soar o badalo e pe-dir que houvesse condições, todos os copos “carregados com vinho tinto”. O “tom” do “Gavião de Penacho” foi dado pelo compadre Soares Coelho.

 O presidente José Contente deu as boas-vindas a todos os presentes em torno da mesa do almoço. Para a tarefa de “carrasco” da tarde, foi eleita a comadre Analiza Lousada.

 O primeiro prato, o da sopa de caldo-verde foi levado para a mesa. A sopa estava muito boa, o caldo muito fluido e a couve muito bem cortada e escaldada, com uma a duas rodelas de chouriço por prato.

 O almoço decorreu sem interrupções, com os pratos a serem servidos em rápida sucessão. À sopa seguiu-se o prato principal, o do “fiel amigo”. O bacalhau foi servido, assado com batatas cozidas. O peixe estava demolhado na perfeição, bem assado, com sabor e cor intensa e a lascar como “manda a lei”. Todos em torno da mesa no “Castelo” gostaram muito do prato de peixe.

 Para sobremesas, a dona Isa Rodrigues apresentou uma mesa repleta de pudim de ovos, mousse de chocolate, colchão de noiva e salada de frutas. Mais uma vez, o “Castelo” agora com uma segunda casa, deu provas de ser um dos melhores restaurantes de Joanesburgo sem nunca perder qualidade nem regularida-de da qualidade e quantidade de porções servidas.

 Findo o repasto, o presidente interveio. “Caras comadres e compadres, eu não vos quis interromper dado que a refeição estava tão boa e as conversas paralelas estavam bem animadas. Mas, acho que após esta refeição, a nossa comadre Isa Rodrigues merece, tal como a casa merece, um “Gavião de Penacho”. Seja aqui agora ou no restaurante em The Hill, somos maravilhosamente bem tratados.”

 O brinde foi prontamente cantado. O presidente deu as boas-vindas ao compadre Joaquim Pereira, que chegou tarde, mas esteve presente no almoço.

 A comadre Isa Rodrigues ofereceu, por ocasião do seu aniversário a ser celebrado na semana seguinte, uma garrafa de whiskey para os digestivos.

 O presidente Contente fez votos de boa saúde ao compadre Joaquim Pinho, que fez uma operação para colocar uma prótese na anca. Já em casa e também a recuperar de uma intervenção cirúrgica está o compadre Fernando Vale, em convalescença de ter tirado a vesicula.

 O presidente Contente actualizou alguns desenvolvimentos noutras Academias do Bacalhau, como na Academia de Maputo e de Paris, que tiveram eleições. O pedido de oficialização das datas ainda não foi feito, porque a Academia-Mãe continua a esperar o pagamento de quotas anuais da Academia do Bacalhau do Porto, mas o presidente informou que está previsto o congresso mundial decorrer de 16 a 21 de Outubro deste ano.

 Foi também feito o pedido de oficialização da Academia de Kinshasa, mas sem datas de oficialização, não é possível fazer a bandeira daquela nova tertúlia.

 O presidente Contente, por fim, informou que as eleições na Academia-Mãe deverão decorrer na semana seguinte à de 23 de Março.

 O compadre Soares Coelho, interveio no almoço.

 “Caríssimas compadres e comadres. Para mim foi uma maravilha estar aqui hoje. Tomei uma decisão que não me agrada muito, aqui em Joanesburgo vou deixar de ter uma permanência. Durante o Verão em Portugal estou lá e no Inverno português, vivo em África, mais concretamente em Moçambique. Tomei a decisão de repartir o meu tempo entre Cape Town e Moçambique. No entanto, quero dizer para mim foi uma maravilha estar convosco. Sigo para Cape Town, de modo que é prazer que tenho dos meus compadres de cá e quero deixar um abraço e uma saudade”, concluiu o compadre Soares Coelho.

 A palavra final da tarde foi dada ao “carrasco” da tarde. A comadre Analiza Lousada deu a sua “sentença” com bastante sentido de humor e sarcasmo, uma prestação que foi do agrado dos presentes. Os “Parabéns a Você” foram cantados ao compadre Jorge Araújo, por ter completado naquela semana o seu aniversário natalício.

 Os parabéns foram também dados pelo presidente Contente ao compadre Ivo de Sousa por ter ganho o torneio da moeda e ser o campeão de 2018/2019.

 O almoço foi encerrado com o entoar do refrão da Marcha da Academia e com o último “Gavião de Penacho”. Os digestivos foram servidos para acompanhar os cafés. Vários compadres e comadres permaneceram em torno da me-sa à conversa.