Primeira fase do Aeroporto Internacional de Maputo ficará concluída em Maio

0
183
Aeroporto Internacional de Maputo

Aeroporto Internacional de MaputoAs obras da primeira fase de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Maputo ficarão concluídas a 31 de Maio próximo, dentro do prazo acordado, informou o jornal Notícias, de Maputo.

 A primeira fase do projecto de modernização e ampliação do principal aeroporto do país compreende a construção de um pavilhão VIP presidencial, da nova torre de controlo, edificação da nova terminal de carga, bem como dos terminais doméstico e internacional de passageiros separados.
 Prevê-se ainda nesta etapa a instalação de hidrantes para o abastecimento de combustível e construção de uma incineradora para lixo proveniente das aeronaves e de outras áreas da infra-estrutura.

 O terminal de carga foi o primeiro componente a ficar pronto, estando em utilização desde Janeiro de 2009, período em que o empreiteiro, a empresa chinesa Anhui Foreign Economic Construction Corporation (AFECC), virou a sua atenção para ao terminal internacional de passageiros, construção da torre de controlo e do pavilhão VIP presidencial.
 A construção do terminal doméstico de passageiros só vai arrancar após a conclusão do internacional, uma vez constatada a impraticabilidade da edificação das duas unidades em simultâneo.

 O investimento inicial do projecto foi estimado em 75 milhões de dólares mas em Dezembro de 2009 a empresa considerou necessitar de mais 50 milhões para concluir a obra.
Quando concluídas as obras o Aeroporto Internacional do Maputo passará a ter uma capacidade de atender 900.000 passageiros por ano e na hora do pico 1.300 viajantes por hora.