Presidentes do Benfica e do Vitória de Guimarães visitaram ontem o Grupo Século em Joanesburgo

0
109
Presidentes do Benfica e do Vitória de Guimarães visitaram ontem o Grupo Século em Joanesburgo

Ontem, domingo, dia 19 de Julho, Luís Filipe Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica, e Júlio Mendes, presidente do Vitória de Guimarães, acompanhados pelo Comendador Mário Ferreira, visitaram as instalações do Grupo Século em Ormonde, de-pois de um convite feito no sábado pela Comendadora Paula Caetano, durante o almoço do 26º aniversário da Casa do Benfica de Pretória na sua sede.

 Os convidados chegaram cerca das 11h30 da manhã e foram recebidos à entrada das instalações pela Presidente do Conselho de Administração do Grupo Século, Comendadora Paula Caetano, e pelos administradores  Rogério Varela Afonso e Jorge Peixinho, bem como pelos elementos da Redacção do Século de Joanesburgo.

 Foi feita um visita guiada às instalações da gráfica do Século, onde ambos os presidentes puderam ver de perto as máquinas a funcionar, os enormes rolos de papel e onde lhes foi explicado todo o processo de impressão. Ficaram a conhecer o Século Triweb Printers, que é a terceira maior gráfica da República da África do Sul.

 Antes da visita guiada, a comitiva que era constituída não só pelos dois presidentes e por Mário Ferreira, mas também se compunha de João Gabriel, director de comunica-ção do Sport Lisboa e Benfica. e por Lino Faria, presidente da Casa do Benfica de Pretória, José Dias Roda e outros elementos da Direcção daquela colectividade, foram recebidos no gabinete da administradora do Grupo Século.

 No seu discurso,  a Comendadora Paula Caetano deu as boas-vindas a todos e afirmou que “é uma grande honra po-der receber hoje nesta casa um amigo de longa data e que é também uma figura com enorme prestígio na vida desportiva e social do nosso País, Portugal. Toda a gente sabe que Luís Filipe Vieira é o presidente com mais anos de mandato na história do Ben-fica, que é o presidente com mais campeonatos nacionais de futebol conquistados e que é o presidente que tornou o clube na instituição com maior número de sócios.”

 “Entre mim e ele temos em comum o espírito ganhador”, disse Paula Caetano, prosseguindo com um breve historial da empresa.

 “O Grupo Século é já a terceira maior empresa gráfica da África do Sul e temos em publicação activa o jornal mais antigo da diáspora portuguesa, que foi fundado em 1963. Para celebrar o cinquentenário do Século de Joanesburgo publicámos dez cadernos especiais que constituem uma retrospectiva da história dos últimos 50 anos da Comunidade Portuguesa da África do Sul. A primeira colecção desses dez cadernos foi por mim pessoalmente oferecida, no Palácio de Belém, ao Senhor Presidente da República.”

 “Esta nossa unidade industrial, onde hoje vos recebemos e onde trabalham cerca de 150 pessoas, está instalada em propriedade própria, possui equipamento moderno,  consome cerca de onze mil toneladas de papel e 600 mil litros de tinta por ano, e tem capacidade para imprimir mais de um milhão e meio de exemplares por dia. Estes são números de que nos orgulhamos e que fazem parte de um legado patrimonial deixado pelo meu saudoso marido, o Comendador Horácio Roque e, ao qual tenho hoje a honra de presidir, apoiada por uma fantástica equipa que me acompanha há alguns anos.”

 “Porque sei quanto ele gostaria de o ter recebido nesta casa, evoco aqui a sua memória e agradeço-lhe senhor presidente Luís Filipe Vieira a sua disponibilidade em ter acedido ao meu convite para visitar as instalações do Grupo Século que, tal como as Casas do Benfica, constituem marcos de portugalidade neste País.

 Quero também assinalar a presença nesta casa do senhor Presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, e agradecer ao vosso anfitrião e meu caro amigo Comendador Mário Ferreira a boa vontade que teve de articular uma agenda tão preenchida para que fosse possível concretizar esta visita. Desejo  a todos vós as maiores felicidades pessoais, profissionais e des-portivas. Bem hajam”, terminou assim a sua intervenção.

 Após a visita guiada e alguns momentos fotográficos, Luís Filipe Vieira e Júlio Mendes autografaram algumas camisolas dos seus clubes e partiram depois, para o almoço de comemoração do aniversário da Casa do Benfica de Pretória, ontem no salão de festas da Associação da Comunida-de Portuguesa de Pretória, de onde seguiram ao fim da tarde para o aeroporto de Joanesburgo, em viagem para Lis-boa.