Presidente Jacob Zuma Recebeu Lula da Silva

0
67
Presidente Jacob Zuma Recebeu Lula da Silva

O antigo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se na sexta-feira com o presidente sul-africano Ja-cob Zuma na Cidade do Cabo e reconheceu que a experiência do Mundial2010 de futebol poderá ser útil ao Brasil.

 “Durante uma conversa formal, Lula referiu de que várias experiências do Campeonato do Mundo de futebol de 2010, que foi disputado na África do Sul, poderão ser valiosas para o Brasil”, disse o Instituto Lula, em comunicado.

 

* Lula participou em Joanesburgo em debates com sindicalistas

 

 Lula da Silva participou sábado em Joanesburgo em debates com jovens e com sindicalistas da central Cosatu.

 O antigo presidente do Brasil  visitou em Joanesburgo o Tribunal Constitucional, símbolo da democracia sul-africana instaurada em 1994 com as primeiras eleições multirraciais que levaram ao poder o Congresso Nacional Africano e o seu então presidente, Nelson Mandela.

 No complexo do Tribunal Constitucional, Lula da Silva debateu temas sociais e políticos com um grupo de cerca de 70 líderes jovens e activistas sob os auspícios da Fundação Steve Biko.

Esta tem por objectivo a preservação da memória do activista com o mesmo nome, que foi morto pela polícia do “apartheid” nos anos 70 e cuja vida é retratada no filme “Cry The Beloved Country”.

 Lula falou em detalhe sobre a sua experiência como presidente da República do Brasil e dos combates que travou contra a pobreza, as desigualdades sociais e a exclusão social, respondendo também a questões da audiência relacionadas com a experiência africana e as batalhas comuns que os povos travam no continente contra os mesmos problemas sociais e económicos.

 Na sede da Cosatu, o ex-presidente do Brasil teve um encontro de duas horas, na tarde de sábado, com sindicalistas de vários setores da sociedade, sendo recebido efusivamente pelo secretário-geral da central, Zewlinzima Vavi, e pelo primeiro vice-presidente James Tyotyo, que promoveram e mediaram o debate, que foi, no entanto, vedado à comunicação social.

 Lula da Silva terminou ontem a sua visita à África do Sul, primeira escala de um périplo que o levará a Moçambique, onde já se encontra, e depois à Etiópia e à Índia.

 Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente brasileiro pretende com este roteiro tomar contacto directo e trocar experiências com países e povos que foram palco de lutas contra a opressão, o racismo, pela independência e pela democracia. Lula chegou a iniciar a viagem nos derradeiros meses do seu segundo mandato, mas foi forçado a interrompe-la para receber tratamento contra o cancro na garganta, refere o Instituto no roteiro do périplo de Lula da Silva.