Presidente Filipe Nyusi convida empresários da Índia a investirem em Moçambique

0
47
Presidente Filipe Nyusi convida empresários da Índia a investirem em Moçambique

O Presidente de Moçambique convidou os empresários da Índia a investirem em Moçambique, preferencialmente através de parcerias com empresas locais, no decurso do Fórum Empresarial Moçambique/Índia, informou o jornal Notícias, de Maputo.

 Filipe Nyusi garantiu aos empresários presentes que o seu governo tudo fará para assegurar a estabilidade e consolidar a paz, através do exercício efectivo da democracia e observando os valores da reconciliação, diálogo, tolerância e respeito pela diferença.

 “Em Moçambique pode-se investir-se tanto em parcerias público-privadas como em negócios totalmente privados, seja de forma individual ou através de parcerias com empresários locais”, disse.

 O Presidente disse que Moçambique é um país vasto, com mais de 35 milhões de hectares de terra arável e um clima favorável à produção de diversas culturas alimentares e de rendimento, muitas das quais, se não quase todas, se produzem em terras da Índia.

 Posteriormente, no final de um encontro entre Filipe Nyusi e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi afirmado que os dois países convergem na necessidade de intensificar a cooperação mútua nas mais diversas áreas de actividade, com particular ênfase na protecção e segurança marítimas, uma vez que Moçambique e a Índia estão ligados pelo Oceano Índico.

 O Presidente de Moçambique disse que esta visita à Índia permite analisar o grau de execução de diversos memorandos anteriormente assinados entre os dois países e servir de reforço para dinamizar essa execução.

 “Analisámos oportunidades de negócio e foi-nos reforçada a ideia de que a Índia está interessada em participar na indústria do gás e do petróleo em Moçambique”, disse Nyusi, salientando que foi ainda analisada a necessidade de se capitalizar, cada vez mais, os recursos marinhos.

 Durante este encontro, o primeiro-ministro da Índia reiterou o convite a Moçambique para participar na III Cimeira Índia/África, a ter lugar em Outubro próximo na cidade de Nova Deli, que foi aceite.