Presidente do Governo Regional da Madeira na África do Sul a convite do Premier do Free State

0
54
destaque

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, é esperado amanhã, terça-feira, no Aeroporto de Joanesburgo, para uma visita de seis dias África do Sul a convite do Premier do Free State, Ace Magashule.

 Tendo como ponto central do programa a Festa da Flor na cidade de Parys, o governante madeirense terá no dia da chegada, à tarde, um encontro com a comunidade portuguesa naquela cidade do Free State.

 Segundo o programa elaborado pelo Governo provincial, Miguel Albuquerque e a sua delegação terão na quarta-feira uma agenda política preenchida com reuniões com os anfitriões, a qual prosseguirá na quinta-feira com encontros com membros do Governo nacional em Pretória.

 O regresso a Parys ocorrerá ao fim da tarde, para os visitantes participarem na Gala do Festival da Flor, com jantar.

 Magashule e Albuquerque serão entrevistados na sexta-feira, durante a Conferência da Flor, pela equipa da RTP que se desloca do Funchal. À noite, haverá um espectáculo musical e cultural em Parys.

 Um desfile de carros alegóricos e exposição de flores preenchem o programa no sábado, sendo de esperar um grande afluxo de turistas.

O Presidente do Governo Regional da Madeira que na manhã de sábado visitará pontos turísticos da Província do Free State, viaja na tarde de domingo para Joanesbur-go, de onde seguirá de avião para o Funchal, via Francfort.

 

* Governo da Madeira cria entidade para "diplomacia económica" no exterior

 

 O Conselho do Governo da Madeira aprovou a semana passada a criação da ‘Invest Madeira’, uma entidade que terá como principal objectivo “assegurar a materialização da diplomacia económica externa” do arquipélago, ficando “dedicada à internacionalização e investimento”.

 Segundo o texto das conclusões da reunião semanal do executivo madeirense liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, esta es-trutura ficará na dependência da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, funcionando através da Direcção da Inovação, Valorização e Empreendedorismo.

 A ‘InvestMadeira’ vai trabalhar para “multiplicar, sistema-tizar e reforçar os contactos com investidores e capitais estrangeiros e abrir novas oportunidades de negócio para os produtos e empresas madeirenses no mundo”, destaca o documento.

O Governo Regional considera que com esta entidade será possível “transmitir a necessária confiança aos investidores externos em virtude da elevada proximidade com a estrutura directa do executivo regional”.