Presidente do Benim eleito presidente da União Africana

0
55
Presidente do Benim eleito presidente da União Africana

O Presidente do Benim, Thomas Boni Yayi, foi ontem eleito presidente da União Africana (UA), anunciou o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, que até agora ocupava aquele cargo sobretudo simbólico e de rotação anual.

 “Felicito o novo presidente da União Africana (…) Boni Yayi”, declarou Obiang, mostrando-se confiante de que, com a sua “grande autoridade”, o beninense saberá dar continuidade ao “objectivo de paz e segurança”.

 A 18.ª cimeira da União Africana começou ontem e termina hoje na capital da Etiópia e deverá resultar na eleição do presidente da sua comissão, o órgão executivo da organização.

Os líderes dos estados-membros deverão escolher entre o actual presidente, o gabonês Jean Ping, e a sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma, ex-ministra dos Negócios Estrangeiros e ex-mulher do presidente sul-africano Jacob Zuma.
 Principal potência económica do continente, a África do Sul fez uma campanha interna pela sua candidata, ignorando a tradição de eleger para um segundo mandato o presidente, caso ele deseje recandidatar-se.